Europa

De lado na Áustria, Alan é o artilheiro brasileiro na Europa em 2013

Nos últimos anos, os artilheiros brasileiros no futebol europeu tornaram-se raridade. Diego Costa é quem mais chama atenção neste começo de temporada, pelo sucesso estrondoso com o Atlético de Madrid. Ao seu lado, Jonas e Lima também são constantes nos noticiários pelos gols marcados por Valencia e Benfica. No entanto, o brasileiro com mais gols na Europa em 2013 está longe dos holofotes. O Campeonato Austríaco não é dos mais competitivos, mas é lá que Alan despeja seu caminhão de gols com o Red Bull Salzburg.

O atacante tomou o posto de maior goleador neste domingo. Foram quatro gols anotados apenas nesta rodada, na impiedosa goleada por 8 a 1 sobre o Wiener Neustadt. Alan chegou a 18 gols em 22 partidas no Campeonato Austríaco em 2013, mas do que qualquer outro compatriota em ligas nacionais europeias. Nesta temporada, são sete tentos em oito jogos.

A marca é importante para que Alan volte a ser lembrado por seu potencial. Revelado pelo Londrina na Copa São Paulo, o atacante de 24 anos foi lançado como promessa pelo Fluminense e chegou a integrar a seleção brasileira sub-20. Em 2010/11, porém, acabou vendido ao Red Bull Salzburg, o que diminuiu sua visibilidade. E, para piorar, o jogador sofreu uma séria lesão no joelho em setembro de 2011, que o afastou dos gramados por 17 meses.

A boa fase de Alan coincide com sua recuperação. O atacante voltou a atuar em fevereiro de 2013, entrando aos poucos no time do Red Bull. A partir de abril tomou o posto de titular e emendou dez gols e quatro assistências nas últimas sete rodadas do Austríaco. Uma boa forma que se manteve nesta temporada. Somando as partidas pela Bundesliga e pelas competições continentais, Alan marcou dez gols e serviu sete assistências em 13 partidas.

E, para delírio da torcida dos Touros Vermelhos, a boa fase do ataque não é encabeçada apenas por Alan. O terceiro maior goleador da Europa em 2013 é Jonathan Soriano, que só marcou menos gols por ligas nacionais que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O atacante formado pelo Barcelona B balançou as redes 53 vezes desde que chegou a Salzburg, em janeiro de 2012. Na atual temporada, são 21 tentos em 16 jogos, 11 deles pela Bundesliga Austríaca.

Como reflexo, o Red Bull Salzburg lidera com folgas o Campeonato Austríaco. São 22 pontos em 10 rodadas, com impressionante média de 3,3 gols por partida. Uma fase tão boa que alimenta não somente o sonho da reconquista da liga, como também de uma campanha na Liga Europa – algo que sempre prometeu, mas nunca cumpriu. E, se o sucesso acontecer, Alan pode esperar até mesmo o impulso a uma liga maior da Europa.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo