Europa

Revista gera polêmica e elege Cristiano Ronaldo como maior jogador europeu da história

Na lista feita pela publicação, português supera lendas como Platini, Zidane e Beckenbauer

A revista britânica FourFourTwo causou polêmica nesta terça-feira (21) ao publicar uma lista com os 100 maiores jogadores europeus da história do futebol. No topo da lista aparece Cristiano Ronaldo, ex-ídolo de Real Madrid e Manchester United, mas que atualmente defende o time do Al-Nassr, da Arábia Saudita. O astro português superou nomes como Platini, Beckenbauer, Zidane e Cruyff como o jogador mais importante do Velho Continente.

Campeão da Eurocopa com a seleção de Portugal em 2016, os feitos de Cristiano Ronaldo pela seleção portuguesa ao longo de sua carreira foram um dos requisitos para a sua eleição como jogador mais importante da história do futebol europeu. Além disso, a avaliação feita pela revista britânica tem como base a carreira do jogador jogando como meia e também como atacante.

Revelado no Sporting de Lisboa, o português iniciou sua trajetória profissional atuando pelos lados do campo, foi assim no Manchester United em sua primeira passagem, e a partir da sua partida para o Real Madrid, o jogador começou a atuar como um atacante mais próximo do gol. Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro em atividade do futebol atual, e já soma 891 gols marcados.

Atuando pelo Al-Nassr, Cristiano Ronaldo persegue o recorde de mais gols marcados em uma temporada no Campeonato Saudita. O português está a um gol do recorde do marroquino Abderrazak Hamdallah, que anotou 34 gols na edição 2018/19.

— Jogador com mais gols em jogos internacionais da história, com a marca de mais de 125 gols em mais de 200 jogos por Portugal, o craque português conquistou também um troféu da Eurocopa com uma pobre seleção de Portugal que só conseguiu vencer um jogo no mata-mata da Eurocopa de 2016 no tempo normal — pontua a revista.

Confira o top 10 maiores jogadores do futebol europeu

  • 1º – Cristiano Ronaldo (Portugal);
  • 2º – Johan Cruyff (Holanda);
  • 3º – Franz Beckenbauer (Alemanha);
  • 4º – Zinedine Zidane (França);
  • 5º – Andrés Iniesta (Espanha);
  • 6º – Bobby Charlton (Inglaterra);
  • 7º – Gerd Müller (Alemanha);
  • 8º – Paolo Maldini (Itália);
  • 9º – Xavi (Espanha);
  • 10º – Michel Platini (França).

Cristiano Ronaldo lidera convocação de Portugal para a Eurocopa

Além de ser eleito como maior jogador da história do futebol europeu, Cristiano Ronaldo segue batendo recordes no auge dos seus 39 anos. O atacante do Al-Nassr foi convocado por Roberto Martínez para a disputa da Eurocopa a partir de junho. Será a sexta vez consecutiva que o craque irá jogar a competição continental, sendo o atleta que mais vezes entrou em campo no torneio. Desde 2004, ano de sua primeira convocação para a Euro, CR7 já disputou 25 jogos, e aumentará ainda mais seus números no torneio.

E os números impressionantes do astro português não param por aí. Cristiano Ronaldo já marcou 128 gols por Portugal, e é o maior artilheiro de uma seleção na história. O atacante foi o segundo a alcançar a marca de 100 gols marcados por uma equipe nacional, e ultrapassou o iraniano Ali Daei, que encerrou sua carreira com 109 gols anotados pela equipe asiática.

Portugal está no Grupo F da Eurocopa, ao lado da Turquia, Geórgia e República Tcheca. A estreia da equipe treinada por Roberto Martínez está marcada para o dia 18 de junho, sábado, às 16h, diante dos tchecos, em jogo que será realizado na Red Bull Arena, em Leipzig.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo