Conference League

Torcedores mascarados do AZ tentaram invadir o setor das arquibancadas onde estavam as famílias dos jogadores do West Ham

A confusão aconteceu enquanto os jogadores do West Ham comemoravam a classificação à final da Conference e alguns deles se envolveram na briga para proteger seus familiares

A partida entre AZ e West Ham, pelas semifinais da Conference League, terminou em cenas lamentáveis nesta quinta-feira. Os torcedores da casa não aceitaram a festa dos ingleses em Alkmaar e partiram para a agressão nas arquibancadas. Um setor reservado aos Hammers, onde muitas das pessoas eram familiares e amigos dos jogadores, foi atacado por holandeses com os rostos cobertos. Os próprios futebolistas tentaram intervir e se meteram no meio da briga, enquanto os seguranças do estádio e a polícia tentavam contornar a situação. Imagens tristes no que deveria ser uma comemoração dos londrinos, pela vitória por 1 a 0 e pela classificação à final continental.

A confusão aconteceu enquanto os jogadores do West Ham celebravam a vitória dentro de campo. Segundo os relatos iniciais, torcedores do AZ usando balaclavas tentaram invadir um setor das arquibancadas onde estava a torcida do West Ham, especialmente familiares da delegação inglesa. Os agressores chegaram a romper as proteções. Diante do ocorrido, o time dos Hammers percebeu a movimentação e tentou proteger seus conhecidos. Alguns futebolistas saltaram para as arquibancadas, em busca de defender as vítimas. Os stewards do estádio logo interviram e depois também chegou a tropa de choque local, mas ainda foram cerca de dez minutos para que o tumulto fosse contornado.

Depois da partida, o técnico David Moyes comentou o episódio: “Só posso dizer que os jogadores estavam envolvidos porque esta é a área onde se encontravam as famílias. O que não quero, de forma alguma, é arruinar a nossa noite. Não eram os torcedores do West Ham que estavam procurando confusão. Os jogadores estavam felizes em comemorar no fim do jogo. Minha família estava lá e eu tinha amigos no setor. Demorei a perceber, porque estava muito feliz em campo, vendo outras pessoas. Os seguranças queriam me tirar depois, mas eu tentei garantir que os jogadores não se envolveriam na briga”.

Por enquanto, ainda não há informações de feridos, mas os relatos iniciais da Sky Sports apontam que todos ficaram bem. Entre as pessoas presentes no setor atacado estavam idosos, inclusive o pai de David Moyes, de 85 anos. Quem precisa se posicionar urgentemente agora é a Uefa. Os episódios de violência se repetem com uma frequência cada vez maior nas competições continentais e a entidade peca em muitos aspectos. Não é só a punição que precisa vir, mas também uma prevenção que não tem acontecido.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo