Resumão da Conference: Aston Villa precisou martelar (muito) até o fim para vencer a primeira
Nos outros jogos, o Kí, das Ilhas Faroe, conseguiu mais uma façanha e o Nordsjaelland amassou o Ludogorets
A torcida do Aston Villa tinha certeza que o gol nunca sairia contra Zrinjski Mostar, o que seria a segunda rodada sem vitória dos ingleses na fase de grupos da Conference League, mas John McGinn arrancou a vitória por 1 a 0 nos minutos finais. A rodada também teve o Kí, das Ilhas Faroe, segurando o Lille, uma grande virada do Lugano sobre o Besiktas e um massacre do Nodsjaelland sobre o Ludogorets, por 7 a 1.
Grupo A
As Ilhas Faroe receberam um jogo de Liga Europa e não dá para dizer que não decepcionou porque não parece ter sido um daqueles thillers super emocionantes, mas o Kí Klaksvík fez bonito novamente e segurou o empate por 0 a 0 com o Lille. Os franceses deram 13 finalizações, nenhuma no alvo. Foi um grupo econômico em gols no geral. O único da tarde foi marcado por Aleksandr Cavric para dar ao Slovan Bratislava a vitória por 1 a 0 sobre o Olimpija, da Eslovênia. Após duas rodadas, o Slogan Brastislava lidera com seis pontos, seguido pelo Lille, com quatro.
Grupo B
Tudo segue bastante embolado. O Gent assumiu a liderança, no saldo de gols, após vencer o Maccabi Tel-Aviv por 2 a 0 na Bélgica. Tarik Tissoudali recebeu um bom passe de Julien de Sart entre os defensores e bateu na saída do goleiro para abrir o placar. Tissoudali ampliou, cobrando pênalti, nos instantes finais. O Zorya Luhansk contou com um gol de cabeça de Igor Gorbach para vencer o Breidablik, da Islândia, o único zerado do grupo, por 1 a 0, e também chegar a quatro pontos. Os israelenses estão em terceiro lugar, com três pontos.
Grupo C
O Cazaquistão assistiu a sete minutos frenéticos de futebol no único jogo disputado mais cedo nesta quinta-feira. O Astana abriu o placar, aos seis do segundo tempo, com uma bela jogada de Marin Tomasov, que partiu da direita, centralizou e bateu rasteiro com a canhota. Tomás Chory empatou com uma cabeçada no contrapé do goleiro, aos nove, e Jan Kopic virou, aos 11, batendo de fora da área. Os tchecos, com 100% de aproveitamento, controlam o grupo com seis pontos porque o Ballkani, do Kosovo, conseguiu uma bela zebra. Bateu o Dínamo Zagreb, bem acostumado às competições europeias, por 2 a 0, e está empatado com os croatas com três pontos.
Grupo D
O Beşiktaş estava tranquilo. Vicent Aboubakar marcou antes e depois do intervalo para abrir 2 a 0. Dois gols bem feitos: uma cabeçada firme no canto, se abaixando para encontrar o cruzamento, e depois uma batida de canhota da entrada da área. Mas Valentin Rosier foi expulso, aos 16 minutos da etapa final, e o Lugano teve a janela para a reviravolta. Ela demorou para chegar até: Ignacio Aliseda descontou apenas aos 36. Shkelqim Vladi empatou, aos 41, e um gol contra de Eric Bailly garantiu a vitória por 3 a 2 no apagar das luzes. Os suíços têm os mesmos quatro pontos do Club Brugge, que bateu o Bodo/Glimt por 1 a 0 fora de casa. Gol de Hans Vanaken, no primeiro tempo.
Grupo E
Vangelis Pavlidis abriu o placar para o AZ Alkmaar, no começo do segundo tempo, mas Mayckel Lahdo foi expulso alguns minutos depois, por uma voadora na cabeça de Yuri Ribeiro, e os holandeses tiveram que se segurar para manter a vitória pelo placar mínimo contra o Legia Varsóvia. Drama mesmo ficou reservado para o Villa Park, onde os ingleses não pareciam capazes de furar a defesa Zrinjski Mostar, da Bósnia, apesar de 75% de posse de bola e 27 finalizações. O gol saiu apenas no quarto minuto dos seis de acréscimo dados pelo árbitro. Ótima ultrapassagem de Matty Cash e um cruzamento ainda melhor para o bonito gesto técnico de cabeça de John McGinn para mandar a bola às redes e deixar a torcida aliviada porque o Aston Villa havia perdido a estreia para os poloneses. Após duas rodadas, todo mundo tem três pontos.
Grupo F
A Fiorentina precisou sair de um buraquinho para não se complicar na fase de grupos. Após empatar com o Genk fora de casa na primeira rodada, chegou a estar perdendo na Itália para o Ferencváros por 2 a 0, gols de Barnabás Vaga e Ibrahim Cissé. Antonín Barák descontou apenas aos 21 minutos do segundo tempo e Jonathan Ikoné arrancou um novo empate por 2 a 2 nos acréscimos. A Viola tem dois pontos. O Genk bateu o Cukaricki por 2 a 0, e divide a liderança com os húngaros, ambos com quatro pontos. Os sérvios estão zerados.
Grupo G
O PAOK assumiu a dianteira após duas rodadas com uma vitória importante por 2 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt, geralmente muito competente nos torneios de mata-mata. Andrija Zivkovic abriu o placar, Omar Marmoush empatou e, aos 47 minutos do segundo tempo, Konstantinos Koulierakis levou os gregos aos seis pontos. Os alemães têm três. O Aberdeen e o HJK Helsinki aparecem empatados com um ponto cada, ambos somados nesta quinta-feira com o empate por 1 a 1 na Escócia.
Grupo H
Dono da maior hegemonia do futebol europeu, o Ludogorets, campeão das últimas 12 edições do Campeonato Búlgaro, foi destroçado pelo Nordsjaelland. Benjamin Nygren marcou duas vezes na goleada por 7 a 1, com quatro gols marcados no primeiro tempo. Olivier Verdon chegou até a empatar, cobrando pênalti, antes da porteira abrir. Foi a primeira vitória dos dinamarqueses no grupo liderado pelo Fenerbahçe. Os turcos tiveram que suar um pouco contra o Spartak Trnava. Joshua King fez 1 a 0 apenas aos 25 minutos da etapa final e ampliou pouco depois, antes de Kelvin Ofori dar números finais ao placar.