Conference League

O Lincoln Red Imps marcou o primeiro gol de Gibraltar nas copas europeias, e foi um lindo tento

O Lincoln perdeu a segunda na Conference, mas Marco Rosa anotou um golaço histórico para Gibraltar

Numa semana histórica para os nanicos das competições europeias, até mesmo Gibraltar teve seu lugar ao sol. O Lincoln Red Imps já tinha protagonizado um feito imenso, ao conquistar a classificação inédita à Conference League. Talvez seja difícil esperar uma vitória dos azarões, mesmo numa competição nivelada por baixo. Ainda assim, a equipe foi capaz de marcar nesta quinta o primeiro gol de sua federação nos torneios continentais. E foi um golaço, por mais que não tenha evitado a derrota por 3 a 1 na visita ao Copenhague.

O Lincoln Red Imps já tinha feito uma partida digna em sua estreia, apesar da derrota em casa para o PAOK por 2 a 0. Já nesta quinta, a parada se tornaria mais dura na visita à Dinamarca. O Copenhague começou provando seu favoritismo aos quatro minutos, quando o capitão Roy Chipolina marcou um gol contra. Porém, os gibraltarinos arrancaram o empate no Estádio Parken aos 33. Após um escanteio, a bola ricocheteou na entrada da área e o espanhol Marco Rosa emendou um lindo chute de primeira. O foguete decolou sem escalas ao fundo das redes e rendeu uma comemoração frenética dos visitantes, pelo inédito momento no cenário europeu.

O Copenhague não daria tantas brechas assim à festa dos nanicos. Jonas Wind empatou nos acréscimos do primeiro tempo, cobrando pênalti. No início da segunda etapa, um vacilo tremendo do goleiro Lolo Soler, que errou o domínio, permitiu que Jens Stage fizesse o terceiro. Mas ficou nisso. Considerando as diferenças entre as duas equipes e as duas federações, de novo foi um placar razoável para os gibraltarinos.

O Copenhague lidera o Grupo F com seis pontos, enquanto o PAOK soma quatro, após empatar com o Slovan Bratislava por 1 a 1 nesta rodada. Os eslovacos, aliás, serão os próximos adversários do Lincoln Red Imps. Talvez seja a melhor chance de uma vitória inesquecível ao território que muita gente sequer imaginava tão cedo na fase de grupos de uma copa europeia. A Conference, entretanto, proporcionou um atalho.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo