O AZ volta da Itália com um baita resultado, ao buscar a virada contra a Lazio pela Conference
A Lazio começou melhor a partida, mas perdeu fôlego com o passar dos minutos e duas jogadas muito bem construídas renderam o triunfo do AZ

No papel, a Lazio possui um dos times mais qualificados para almejar a conquista da Conference League. Porém, o sorteio das oitavas de final se indicou bastante indigesto aos biancocelesti, ao colocar o AZ no caminho. E os alvirrubros fizeram uma grande partida no Estádio Olímpico, para conquistar a vitória de virada por 2 a 1. Os bons valores dos holandeses, que rendem uma campanha de relevo na Eredivisie, apareceram também na Itália. Além disso, o time se mostrou melhor do ponto de vista tático. Os laziali até abriram o placar, mas perderam o gás com o passar dos minutos e sentiram falta do lesionado Ciro Immobile.
A Lazio começou bem a partida, com bastante ímpeto para conseguir um gol rápido. Mattia Zaccagni já criou uma enorme ocasião pelo lado esquerdo, que Sergej Milinkovic-Savic desperdiçou. O sérvio também erraria o alvo em outro bom lance pouco depois. As chegadas dos biancocelesti se sucediam, até que o gol saísse aos 18 minutos. E foi uma jogada bastante parecida de Zaccagni. O ponta deixou o lateral Yukinari Sugawara comendo poeira e rolou para o meio da área, onde Pedro definiu com precisão.
O AZ não tinha criado basicamente nada até então, mas se soltou à medida em que a Lazio baixou seu ritmo. Pedro até poderia ter ampliado, mas, depois dos 30 minutos, os alvirrubros foram bem mais perigosos. Sven Mijnans chegou a acertar a trave num tiro desviado e seu time crescia, até conseguir o empate aos 45. Numa linda trama coletiva, especialmente no controle de Tijani Reijnders pelo meio, Vangelis Pavlidis foi oportunista para definir dentro da área. Nos acréscimos, quase Milinkovic-Savic retomou a vantagem, mas o goleiro Mat Ryan salvou sua equipe ao desviar levemente a bola contra o travessão.
O segundo tempo viu a Lazio melhor nos primeiros minutos. Os biancocelesti voltaram a aumentar a intensidade no ataque, com Felipe Anderson e Milinkovic-Savic testando Mat Ryan. Porém, uma escapada bastou para o AZ virar a contagem, aos 17 minutos. A defesa laziali parou e a construção dos alvirrubros mais uma vez foi ótima, após a recuperação na intermediária. Jesper Karlsson serviu e Milos Kerkez aproveitou a infiltração, numa finalização por baixo do goleiro Luis Maximiano.
A Lazio parecia sentir o desgaste físico na partida e não tinha muitas alternativas para criar. Quando deu um susto, foi num chute que Mat Ryan bateu roupa, mas Felipe Anderson isolou no rebote. A partir de então, as ameaças dos laziali passaram a se tornar mais constantes, mas faltava contundência. Felipe Anderson e Milinkovic-Savic não estavam na melhor pontaria. A presença de área de Immobile fazia bem mais falta neste momento. E não que o abafa tenha se sustentado. Mais bem encaixado defensivamente, o AZ segurou a bronca para comemorar a vitória.
Ao apito final, vaias soaram no Estádio Olímpico. O descontentamento era óbvio, ainda mais pelo anticlímax ao redor de um time que vinha de vitória sobre o líder Napoli na Serie A. Enquanto isso, o AZ volta para casa com um excelente resultado. Conseguiu superar as dificuldades, apresentou um repertório melhor e depois segurou a vantagem. Os laziali têm mais recursos técnicos, mas o triunfo dos alvirrubros na Itália foi merecido.