Fiorentina não deu chance ao Lech Poznan e praticamente se coloca na semifinal com vitória sonora
A Viola venceu fora de casa por 4 a 1 e precisaria passar por um vexame em casa para ser eliminada da Conference League

A Fiorentina está praticamente garantida na semifinal da Conference League, depois de uma vitória contundente na Polônia nesta quinta-feira. O Lech Poznan chegou a buscar o empate depois de sair perdendo aos quatro minutos, mas a Viola fez o segundo antes do intervalo e, depois, construiu a goleada por 4 a 1. A nona colocada do Campeonato Italiano precisará sofrer uma derrota pesada diante dos seus torcedores para ser eliminada da terceira competição europeia.
Os poloneses têm suas credenciais. Avançaram em segundo lugar no grupo, à frente do Hapoel Be’er Sheva e do Áustria Viena, antes de eliminarem o perigoso Bodo/Glimt e o sueco Djurgardens. Estão em terceiro lugar no Campeonato Polonês. A Fiorentina, porém, está avassaladora na Conference League e goleou novamente depois de fazer 7 a 2 no placar agregado contra o Braga e vencer um dos jogos contra o Sivasspor por 4 a 1 para chegar a esta fase.
A Fiorentina empatou com o Spezia no fim de semana, e Vicenzo Italiano fez algumas mudanças. A dupla de zaga foi outra, com Nikola Milenkovic e Luca Ranieri. Sofyan Amrabat entrou no meio-campo, com Nico González e Josip Brekalo nas pontas. González, logo de cara, quase fez um golaço. Recebeu na ponta direita, abriu para dentro e soltou a bomba de canhota. A bola pegou na trave e, no rebote, Arthur Cabral apareceu chutando em cima do goleiro Filip Bednarek para fazer 1 a 0.
Depois do susto inicial, o Lech Poznan começou a chegar um pouco, sem tanto perigo, e a Viola acertou novamente o poste, com Brekalo de fora da área. Mas no lance seguinte, Mikael Ishak ajeitou de cabeça para a entrada da área, e Kristoffer Velde chegou batendo rasteiro. A partida ficou um pouco morna até os 41 minutos, quando González apareceu na segunda trave para cabecear o cruzamento de Cristiano Biraghi. Não foi forte, mas a bola pingou e saiu do alcance de Bednarek.
Antes do intervalo, Arthur Cabral teve outra chance importante. Recebeu o toque de cabeça de Milenkovic e bateu caindo, cara a cara com o goleiro do Lech Poznan. Mandou para fora. Curioso que Italiano tenha decidido tirar Nico González no intervalo porque o argentino estava bem, protagonista nas jogadas dos dois gols. Mas o técnico foi recompensado porque Jonathan Ikoné acabou ajudando a praticamente decidir a classificação da Viola.
Aos 12 minutos da etapa final, ele recebeu de Brekalo pela direita, pedalou e bateu bloqueado. Bonaventura chegou finalizando bonito da entrada da área e fez 3 a 1. Logo depois, Ikoné arrancou pelo meio, com muita tranquilidade, e com mais calma ainda deu um tapa de chapa da entrada da área para ampliar. Bednarek poderia ter ido um pouco melhor no lance, mas se redimiu com defesas importantes, principalmente para bloquear uma bomba de Ranieri pela esquerda que tornaria a missão do Lech Poznan ainda mais impossível do que já é.