Conference League 2026/27

Sustos e vitória importante: Como foi a estreia oficial de Filipe Luís pelo Monaco

Equipe francesa vence o Górnik Zabrze por 3 a 2, na Polônia, e leva vantagem para decidir vaga da Conference League em casa

Filipe Luís começou com vitória sua trajetória oficial no comando do Monaco. Nesta quinta-feira (20), o time francês derrotou o Górnik Zabrze por 3 a 2, na Polônia, pelo jogo de ida dos playoffs da Conference League. O resultado colocou a equipe em vantagem na disputa por uma vaga na fase de liga da competição e deu ao treinador brasileiro um início positivo em seu primeiro compromisso valendo pela temporada.

O Monaco construiu boa parte da vantagem ainda no primeiro tempo. Mika Biereth abriu o placar para os visitantes, que foram para o intervalo em vantagem. Logo no início da segunda etapa, Lamine Camara ampliou para a equipe de Filipe Luís e deixou o cenário ainda mais favorável aos franceses.

Guia rápido da Ligue 1 2026/27: Favoritos, quem pode surpreender e decepcionar

Guia rápido da Ligue 1 2026/27: Favoritos, quem pode surpreender e decepcionar

Leia →

A reação do Górnik, porém, impediu que o Monaco tivesse uma reta final tranquila. Erik Prekop descontou para os donos da casa, recolocando a equipe polonesa na partida. Pouco depois, Paris Brunner marcou o terceiro gol francês e voltou a ampliar a diferença. O time mandante ainda encontrou forças para diminuir novamente, desta vez com Sondre Liseth, mas os comandados de Filipe conseguiram segurar o resultado até o apito final.

A vitória por 3 a 2 representa, portanto, um bom passo para o técnico brasileiro em sua estreia oficial, embora o placar também mostre que o Monaco teve dificuldades para controlar completamente a partida depois de abrir vantagem. Foi esse equilíbrio entre o resultado positivo e os sustos sofridos que apareceu nas avaliações da imprensa francesa após o confronto.

Monaco supera sustos e constrói vantagem fora de casa

Paris Brunner celebra gol pelo Monaco
Paris Brunner celebra gol pelo Monaco (Foto: Tomasz Karczewski / Ball Raw Images / IMAGO)

Antes da partida contra o Górnik, Filipe Luís já havia tido seis oportunidades de observar seu novo time em campo, mas todas em partidas amistosas. Durante a preparação, o Monaco venceu Liverpool, Saint Priest e Getafe, empatou com o Cercle Brugge e perdeu para Sporting e Coventry. O duelo na Polônia marcou a primeira vez em que o trabalho do ex-Flamengo foi colocado à prova em um jogo oficial.

O desempenho diante do Górnik não foi suficiente para eliminar todas as dúvidas, principalmente pela maneira como a equipe permitiu que os poloneses voltassem ao jogo duas vezes. Ainda assim, o Monaco conseguiu cumprir o principal objetivo da noite: sair do duelo com uma vitória e levar uma vantagem para a partida decisiva.

A “RMC Sport” destacou justamente esse aspecto ao avaliar que o Monaco poderia ter conseguido um resultado ainda melhor, mas ressaltou que a equipe de Filipe Luís cumpriu sua missão ao vencer fora de casa. A publicação também apontou que a classificação para a Conference League ficou mais próxima depois do triunfo.

O “L’Équipe” seguiu uma linha semelhante. O jornal considerou a vitória por 3 a 2 um excelente passo rumo à classificação e ressaltou que o Monaco terá a oportunidade de confirmar a vantagem diante de sua torcida na próxima semana.

E de fato, o cenário deixado pelo primeiro confronto é favorável aos franceses. O Górnik precisará vencer no Stade Louis-II para tentar reverter a eliminatória, enquanto o time monegasco avança com um empate.

Filipe Luís terá novo desafio antes da volta

Filipe Luís durante treino no Monaco
Filipe Luís durante treino no Monaco (Foto: Laurent Coust / ABACAPRESS.COM / Icon Sport)

A segunda partida contra o Górnik está marcada para a próxima quinta-feira (27), novamente colocando Filipe Luís diante de um duelo importante em seu início de trabalho no Monaco. Até lá, porém, o treinador terá outro compromisso pelo calendário francês.

Neste domingo (23), o Monaco visita o Le Havre pela primeira rodada da Ligue 1. Será mais uma oportunidade para o brasileiro testar suas ideias em uma competição de maior regularidade e começar a construir uma campanha doméstica antes de voltar as atenções para a Conference League.

Próximos jogos do Monaco

  • Le Havre x Monaco – Ligue 1 – 23/8
  • Monaco x Górnik Zabrze – Conference League – 27/8
  • Monaco x Olympique de Marseille – Ligue 1 – 30/8

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo