Conference League

Com um bom número de surpresas, a Conference League definiu os classificados à penúltima fase preliminar

Times do Cazaquistão e da Letônia brilharam contra adversários mais tradicionais, com ainda outros azarões pintando na rodada

A Conference League segue a todo vapor em sua primeira edição e contou com rodada cheia nesta quinta-feira. A nova competição da Uefa realizou 51 partidas, definindo os últimos classificados para a terceira etapa qualificatória – a penúltima antes da fase de grupos. Obviamente, aconteceram muitas surpresas. Os clubes do Cazaquistão fizeram bonito, com 100% de aproveitamento. Os três representantes do país superaram adversários de peso: Steaua Bucareste (atualmente chamado de FCSB por questões legais), Hajduk Split e Aris. Também vale citar os dois representantes da Letônia. Além disso, merecem menção os bósnios do Velez Mostar, os islandeses do Breidablik, os finlandeses do KuPS e os georgianos do Dinamo Batumi – que eliminaram respectivamente AEK Atenas, Austria Viena, Vorskla Poltava e Bate Borisov.

O dia de glória do futebol cazaque começou com a classificação do Shakhter Karagandy contra o Steaua. Apesar da derrota por 1 a 0 em Bucareste, os azarões deram o troco em Yerevan, onde o duelo aconteceu por conta das restrições da pandemia. O Shakhter ganhou por 2 a 1, com o placar definido aos 46 do segundo tempo. Sem mais o gol qualificado nas competições da Uefa, a partida seguiu à prorrogação e aos pênaltis, com triunfo dos cazaques por 5 a 3 na marca da cal.

O Astana também se garantiu de maneira emocionante contra o Aris. Após os 2 a 0 no Cazaquistão, a equipe perdeu por 2 a 0 na visita a Salônica. Nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, porém, os visitantes descontaram para 2 a 1 e avançaram. Já o Tobol conseguiu sua reviravolta para cima do Hajduk Split. Os cazaques perderam por 2 a 0 na Croácia e reverteram a situação com os 3 a 1 em casa, antes de consumarem os 4 a 1 na prorrogação – a dois minutos da disputa por pênaltis. Vale lembrar que, embora menos tradicionais que seus oponentes, o Astana bate cartão na fase de grupos das copas europeias (incluindo uma participação em Champions) e o Shakhter já jogou a etapa principal da Liga Europa.

Outro país a sair com saldo positivo desta fase foi a Letônia. A começar pelo RFS, em sua terceira participação continental. Os letões tinham feito 3 a 0 na Puskás Akadémia em casa e amassaram os húngaros também fora, com o triunfo por 2 a 0. Já o Riga FC, atual campeão nacional, despachou os macedônios do Shkëndija. Os letões ganharam por 2 a 0 em seus domínios e ainda fizeram 1 a 0 em Skopje. O desempenho do país só não foi perfeito porque o Liepaja caiu nos pênaltis diante do CSKA Sofia, após dois empates por 0 a 0.

Tradicional desde os tempos de Iugoslávia, embora tenha passado recentemente pela segundona na Bósnia, o Velez Mostar foi outro a brilhar. O time ganhou por 2 a 1 do AEK Atenas em Sarajevo e, mesmo sofrendo a derrota por 1 a 0 no fim dentro da Grécia, saiu com o triunfo nos pênaltis contra os aurinegros. O Breidablik precisou de menos drama para seguir na competição. Ficou com o empate por 1 a 1 na visita ao Austria Viena e fez 2 a 1 na Islândia.

Já o Dinamo Batumi arrancou uma grande virada contra o Bate Borisov. Os georgianos perderam por 1 a 0 em casa e foram para o intervalo tomando um gol em Belarus. Em compensação, balançaram as redes quatro vezes no segundo tempo e avançaram com o triunfo por 4 a 1. Ainda houve a emoção do KuPS, da Finlândia, que empatou por 2 a 2 com o Vorskla Poltava em casa (com um gol dos anfitriões aos 51 do segundo tempo) e também buscou o 2 a 2 na Ucrânia, agora com um tento aos 48 do segundo tempo. Na prorrogação, o brasileiro Lucas Rangel selou a classificação finlandesa com o triunfo por 3 a 2.

A “Rota dos Campeões”, com times repescados da Champions League, reúne o maior número de representantes de ligas alternativas. HB Tórshavn (Ilhas Faroe), Fola Esch (Luxemburgo), Hibernians (Malta), Prishtina (Kosovo) e o próprio Riga FC (Letônia) permanecem no páreo. Ainda assim, a “Rota da Liga” também tem seus azarões, como o Larne (Irlanda do Norte), o The New Saints (Gales) e o Laçi (Albânia).

Vale ressaltar que a Conference League não reúne apenas equipes alternativas. A lista de classificados é bem mais extensa e com times tarimbados nas competições europeias. A “Rota dos Campeões” tem como destaques Maccabi Haifa, Linfield e Bodo/Glimt. Já a Rota da Liga traz Feyenoord, Partizan Belgrado, Basel, Gent, Hibernian, Aberdeen, Trabzonspor, PAOK, Viktoria Plzen, Rubin Kazan, Copenhague, CSKA Sofia, LASK Linz, Maccabi Tel Aviv, Rosenborg, Vitesse e Anderlecht. Destes, quem sofreu mais foi exatamente o único vencedor da Champions, o Feyenoord. Após o empate por 0 a 0 com o Drita em Kosovo, os holandeses abriram o placar e tomaram a virada no Estádio De Kuip. A retomada da vantagem só aconteceu aos 45 do segundo tempo, graças a uma tripleta de Guus Til, que selou a vitória por 3 a 2 e a classificação apertada.

Abaixo, a lista de jogos da terceira fase preliminar da Conference, que acontecerão entre os dias 5 e 12 de agosto:

Rota dos Campeões

Maccabi Haifa-ISR x HB Tórshavn-FAR
Linfield-IRN x Fola Esch-LUX
Shamrock Rovers-IRL x Teuta-ALB
Riga FC-LET x Hibernians-MAL
Prishtina-KOS x Bodo/Glimt-NOR

Rota da Liga

Dinamo Batumi-GEO x Sivasspor-TUR
Sochi-RUS x Partizan-SER
KuPS-FIN x Astana-CAZ
Slask Wroclaw-POL x Hapoel Be’er Sheva-ISR
Santa Clara-POR x Olimpija Ljubljana-ESL
Újpest-HUN x Basel-SUI
Elfsborg-SUE x Velez Mostar-BOS
Kolos Kovalivka-UCR x Shakhtar Karagandy-CAZ
Paços de Ferreira-POR x Larne-IRN
Luzern-SUI x Feyenoord-HOL
RFS-LET x Gent-BEL
Hibernian-ESC x Rijeka-CRO
Breidablik-ISL x Aberdeen-ESC
Trabzonspor-TUR x Molde-NOR
Bohemians-IRL x PAOK-GRE
The New Saints-GAL x Viktoria Plzen-TCH
Raków Czestochowa-POL x Rubin Kazan-RUS
Lokomotiv Plovdiv-BUL x Copenhague-DIN
Cukaricki-SER x Hammarby-SUE
Tobol-CAZ x Zilina-ESQ
CSKA Sofia-BUL x Osijek-CRO
Vojvodina-SER x LASK Linz-AUT
AEL Limassol-CHP x Qarabag-AZE
Spartak Trnava-ESQ x Maccabi Tel Aviv-ISR
Rosenborg-NOR x Domzale-ESL
Laçi-ALB x Anderlecht-BEL
Vitesse-HOL x Dundalk-IRL

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo