Conference League

Com jogos antecipados por causa do Yom Kipur, Conference League abriu sua fase de grupos já com história para contar

Em decorrência do dia sagrado judaico, os dois compromissos dos clubes israelenses foram antecipados no novo torneio da Uefa

A Conference League promete ser uma competição repleta de histórias. A nova copa da Uefa passa longe da badalação da Champions League, enquanto reúne boa parte dos representantes de países periféricos que antes disputavam a Liga Europa – além de outros mais, com a abertura de novas vagas. E o torneio que deve ensinar bastante sobre assuntos paralelos ao futebol abriu sua fase de grupos já com a primeira particularidade. Os jogos entre Maccabi Haifa 0x0 Feyenoord e Maccabi Tel Aviv 4×1 Alashkert aconteceram nesta terça, dois dias antes do início previsto para a etapa principal. O motivo é o Yom Kipur, data sagrada para os judeus, observado por grande parte da população de Israel.

O Yom Kipur acontece no décimo dia do mês Tishrei, o sétimo do calendário hebreu. Durante o chamado “Dia do Perdão”, os judeus jejuam e oram, com parte dos rituais iniciados na véspera. Além disso, há uma série de proibições em atos cotidianos e limitações em serviços públicos. Neste ano, o Yom Kipur é celebrado do pôr do sol de 15 de setembro ao cair da noite de 16 de setembro. É comum que atletas não participem de suas atividades para respeitar a data sagrada. Por isso, a Uefa atendeu a solicitação e adiantou os compromissos dos clubes israelenses para 14 de setembro.

Dentro de campo, o duelo entre Maccabi Tel Aviv e Alashkert ainda marcou a estreia de um clube armênio na fase de grupos de uma competição continental. Os israelenses, entretanto, não deram muita margem à zebra e golearam por 4 a 1. Stipe Perica abriu o placar para o Maccabi Tel Aviv e marcou o primeiro gol da competição em sua fase principal, enquanto José Embalo empatou ao Alashkert. Ainda no primeiro tempo, Gabi Kanikovski e Dan Biton (que já tinha dado assistências aos dois primeiros gols) retomaram a diferença aos anfitriões. Já na segunda etapa, Matan Hozez encerrou o triunfo. No outro duelo da tarde, Maccabi Haifa e Feyenoord fizeram um jogo mais amarrado e empataram por 0 a 0. As melhores chances foram dos holandeses, ainda que os israelenses tenham carimbado a trave no primeiro tempo.

O Maccabi Tel Aviv lidera o Grupo A, que também conta com LASK Linz e HJK Helsinque, além do Alashkert. Já Feyenoord e Maccabi Haifa compõem o Grupo E, talvez o mais forte da competição, que inclui Slavia Praga e Union Berlim. Os outros 14 jogos da rodada inaugural da fase de grupos da Conference acontecem na quinta-feira. Na data, teremos materiais especiais sobre o torneio aqui na Trivela.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo