Conference League

Andorra, Malta, Geórgia: A qualificação da Conference está cheia de surpresas

Numa quinta-feira repleta de partidas pela Conference League, várias zebras animaram a competição

A Conference League oferece uma expansão ao mapa das competições europeias. Em suas primeiras edições, o torneio foi marcado pela pluralidade. Clubes dos mais diferentes países e níveis apareceram na fase de grupos, com uma clara abertura para que a visibilidade dos torneios continentais atinja mais cantos. E as atuais preliminares da Conference contam com o sonho de Andorra. Os nanicos nunca tiveram um time na fase de grupos de qualquer torneio, mas conseguiram levar um representante à terceira fase qualificatória, o que nunca tinha acontecido até então. O privilégio é do FC Santa Coloma, que passou na prorrogação, graças aos 3 a 0 sobre os montenegrinos do Sutjeska. Assim, reverteram a derrota por 2 a 0 na ida. A epopeia só não deve durar mais porque o adversário na próxima fase é o AZ.

Ao todo, 11 clubes de Andorra já disputaram as competições europeias desde a admissão do país pela Uefa, em 1997/98. No máximo, eles tinham atingido a segunda fase qualificatória. O pioneiro a passar de fase num torneio continental foi o Sant Julià, na Champions 2009/10. O sorteio auxiliou, para deixarem pelo caminho os samarineses do Tre Fiori nos pênaltis, após dois empates. Acabaram tomando 9 a 0 agregados do Levski Sofia na fase seguinte. Fora isso, apenas outros três clubes do país conseguiram classificações, e apenas nos torneios secundários. O FC Santa Coloma era um deles, e o recordista, com três classificações de fase nas primeiras 18 participações nas competições da Uefa. Os Colomencs também foram o primeiro clube andorrano a conquistar uma vitória no tempo regulamentar dentro dos torneios continentais.

O FC Santa Coloma é o clube mais importante do Campeonato Andorrano, inclusive. Localizada numa cidade de 3 mil habitantes, a equipe é a maior campeã nacional, com 13 títulos, enquanto nenhum outro clube passa dos três. As últimas temporadas, entretanto, diminuíram o protagonismo. Os Colomencs não conquistam o título há quatro temporadas e ficaram fora do pódio em 2021/22, após 25 anos sempre entre os três primeiros. Na edição passada da liga, o FCSC voltou a ser terceiro colocado e pôde reaparecer nas competições europeias. Viria com tudo na Conference 2023/24.

O FC Santa Coloma eliminou na fase anterior o Penybont, de Gales. Depois do empate por 1 a 1 na ida, os Colomencs se classificaram com a vitória por 1 a 0 em Andorra. Já o grande feito aconteceu mesmo na segunda fase, diante do Sutjeska. O FCSC perdeu a primeira partida por 2 a 0 em Montenegro e tinha uma missão dura. Nesta quinta, Mario Mourelo e Marc Nierga Marti marcaram os gols no tempo regulamentar e forçaram a prorrogação. O tento que fechou a vitória por 3 a 0 foi anotado por Iván Garrido Ciaurriz. O sucesso do Santa Coloma é comandado por Dmitri Cheryshev, antigo atacante da seleção russa e ídolo do Sporting de Gijón, que também é pai de Denis Cheryshev. Já o elenco, embora formado em sua maioria por espanhóis, conta com a presença de Josep Gómes, goleiro da seleção andorrana há quase duas décadas.

O mais curioso é que Andorra quase colocou dois times na terceira fase qualificatória da Conference League. O O Inter Club d'Escaldes conquistou um resultado histórico na ida em Andorra, com os 2 a 1 sobre o Hibernian. O resultado gerou protestos na torcida escocesa e os Hibs responderam em Edimburgo, nesta quinta: golearam por 6 a 1, com destaque aos dois gols de Josh Campbell. Conseguiram a classificação.

Outros resultados surpreendentes

Dentre as ligas mais alternativas, Malta aparece com destaque, também em busca de uma inédita aparição na fase de grupos. Duas equipes avançaram. Na Rota da Liga, o Gzira United passou pelo Dudelange, de Luxemburgo. Um gol aos 42 do segundo tempo valeu a classificação, mesmo com a derrota por 2 a 1 na volta. Já na Rota dos Campeões, o Hamrun Spartans ganhou os dois duelos contra o Dinamo Tbilisi – inclusive na casa dos georgianos, antigos campeões da Recopa Europeia.

A Geórgia não aparece em fases de grupos europeias desde 2004/05 e teve seu sobrevivente através do Dila Gori. Passou pelo Vorskla Poltava, com a vitória por 3 a 1 sobre os ucranianos. Já Kosovo conta com o sucesso do Ballkani, presente na última fase de grupos da Conference, que despachou os norte-irlandeses do Larne com 7 a 1 agregados – incluindo os 4 a 1 da volta em Belfast. Quem ainda quase aprontou foi o Progrès Niederkorn, de Luxemburgo. Os azarões ganharam em casa do Midtjylland por 2 a 1, mas o gol dinamarquês na prorrogação custou a eliminação dos anfitriões.

Outro destaque especial fica para o sucesso dos times nórdicos, de dois países que buscam a vaga inédita em fases de grupos. O que acontece na Champions também se reflete na Conference. A epopeia do KÍ no torneio principal é ampliada na Conference pelo B36 Tórshavn. A equipe de Ilhas Faroe eliminou o Haverfordwest Conty, de Gales. Ganhou por 2 a 1 em casa e, na prorrogação, arrancou o 1 a 1 em Cardiff. Já a Islândia desfrutou um grande resultado com o KA. Tinha vencido o Dundalk por 3 a 1 em Reykjavík e buscou o empate por 2 a 2 na Irlanda, suficiente para a passagem.

O sucesso dos times do Cazaquistão não é novo nas competições da Uefa. O Astana disputou até Champions League e o Kairat Almaty teve uma participação recente na Conference. O que surpreende na façanha do Tobol é o nível de seu adversário, com a classificação para cima do Basel. Os cazaques perderam a volta em casa por 2 a 1. No entanto, avançaram graças aos 3 a 1 anotados na ida, dentro da Suíça. Anton Kade e Jean-Kévin Augustin marcaram para o Basel nesta quinta, mas Serges Deblé marcou o gol da classificação do Tobol no primeiro tempo. Em 11 aparições continentais, o clube busca sua estreia em fases de grupos.

Outra zebraça aconteceu em Portugal: o Celje foi capaz de tirar o Vitória de Guimarães em pleno Estádio Dom Afonso Henriques. A ida foi bastante movimentada, com a vitória por 4 a 3 dos lusitanos na Eslovênia. Já nesta quinta, os azarões ganharam por 1 a 0 fora de casa, gol de Gregor Bajde. A partida seguiu aos pênaltis e deu Celje, com a vitória por 4 a 2 na marca da cal. Embora a Eslovênia tenha sua história em fase de grupos, a classificação da equipe seria inédita.

Já entre as demais classificações surpreendentes, o Sepsi da Romênia passou o carro sobre o CSKA Sofia. Ganhou por 2 a 0 a ida na Bulgária e emplacou 4 a 0 em Sfântu Gheorghe, nesta quinta. O Cluj sucumbiu, embora tivesse um duelo duro contra o Adana Demirspor. Depois do 1 a 1 na Romênia, os anfitriões fizeram 2 a 1 na Turquia, com o gol da classificação aos 49 do segundo tempo. Num dos embates de mais peso desta fase, o Luzern eliminou o Djurgardens, de boa campanha na Conference passada. Os suíços ganharam por 2 a 1 em Estocolmo e administraram o 1 a 1 em Lucerna. O Twente passou com dificuldades pelo Hammarby. Ganhou por 1 a 0 em Enschede e buscou o empate por 1 a 1 na Suécia. Já o Bodo/Glimt venceu as duas contra o Bohemians, incluindo os 4 a 2 da volta em Praga.

Há também uma lista extensa de times tradicionais que seguem em frente: Ferencváros, Legia Varsóvia, Besiktas, Fenerbahçe, FCSB (Steaua Bucareste), Twente, Club Brugge, Austria Viena, Aris, PAOK, Gent e Levski Sofia estão entre eles.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como ficaram os duelos da próxima fase

Rota dos Campeões

  • Hamrun Spartans (Malta) x Ferencváros (Hungria)
  • Farul Constanta (Romênia) x Flora (Estônia)
  • Valmiera (Letônia) x Partizani (Albânia)
  • Ballkani (Kosovo) x Lincoln Red Imps (Gibraltar)
  • Struga (Macedônia do Norte) x Swift Hesperange (Luxemburgo)

Rota da Liga

  • AEK Larnaca (Chipre) x Maccabi Tel Aviv (Israel)
  • Sabah (Azerbaijão) x Partizan Belgrado (Sérvia)
  • Sepsi (Romênia) x Aktobe (Cazaquistão)
  • Rapid Viena (Áustria) x Debrecen (Hungria)
  • Hajduk Split (Croácia) x PAOK (Grécia)
  • FC Santa Coloma (Andorra) x AZ (Holanda)
  • Celje (Eslovênia) x Neman Grodno (Belarus)
  • Besiktas (Turquia) x Neftchi Baku (Azerbaijão)
  • Omonia (Chipre) x Midtjylland (Dinamarca)
  • Aris (Grécia) x Dynamo Kiev (Ucrânia)
  • Legia Varsóvia (Polônia) x Austria Viena (Áustria)
  • Hapoel Be'er Sheva (Israel) x Levski Sofia (Bulgária)
  • Hibernian (Escócia) x Luzern (Suíça)
  • Viktoria Plzen (República Tcheca) x Gzira United (Malta)
  • Arouca (Portugal) x Brann (Noruega)
  • Gent (Bélgica) x Pogon Szczecin (Polônia)
  • Adana Demirspor (Turquia) x Osijek (Croácia)
  • B36 Tórshavn (Ilhas Faroe) x Rijeka (Croácia)
  • Twente (Holanda) x RFS Riga (Letônia)
  • Rosenborg (Noruega) x Hearts (Escócia)
  • Fenerbahçe (Turquia) x Maribor (Eslovênia)
  • Club Brugge (Bélgica) x KA (Islândia)
  • Dila Gori (Geórgia) x Apoel (Chipre)
  • Lech Poznan (Polônia) x Spartak Trnava (Eslováquia)
  • FCSB (Romênia) x Nordsjaelland (Dinamarca)
  • Tobol (Cazaquistão) x Derry City (Irlanda)
  • Bodo/Glimt (Noruega) x Pyunik (Armênia)
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo