Como os clubes da Itália podem fazer história nas competições europeias em 2024
Ao todo, 10 clubes da Itália podem disputar Champions League, Liga Europa e Conference League na próxima temporada
Famoso por ter alguns dos maiores times e jogadores do mundo entre os anos 1980, 1990 e 2000, o futebol italiano e a Serie A foram perdendo protagonismo na Europa e no mundo a partir de 2010, seja por dívidas de seus clubes, seja pela ascensão da Premier League, que passou a concentrar mais dinheiro por direitos televisivos, patrocinadores, e por consequência, atraindo os melhores jogadores.
Isso também é refletido em números de títulos. Desde que a Internazionale foi campeã da Champions League em 2010, somente a Roma conquistou um título europeu entre os italianos, na primeira edição da Conference League, em 2022. No ano passado, o país da bota teve vices-campeões nas três competições continentais. A Fiorentina foi derrotada pelo West Ham na Conference, a Roma para o Sevilla na Liga Europa, e a Inter frente ao Manchester City na Champions League.
Porém, o cenário parece cada vez mais próximo de mudar – ou, ao menos, estar mais propício aos italianos. Isso porque ao todo, 10 clubes da Serie A poderão garantir vagas em torneios da Europa a partir da próxima temporada.
Como 10 clubes italianos poderão jogar torneios europeus?
A primeira razão é a mudança que a UEFA fez aumento o número de vagas na Champions League, que agora vai para 36 clubes ao invés de 32. Os quatro novos lugares vão para países que possuem os maiores coeficientes dentro do ranking da entidade europeia com base em desempenhos na temporada anterior. Uma dessas vagas já foi assegurada pela Itália na semana passada, com as classificações de Atalanta e Roma para a semifinal da Liga Europa e da Fiorentina entre os quatro melhores clubes da Conference League.
Via Liga Europa
Até agora, cinco clubes italianos já estão garantidos para disputar a próxima Champions League. E pode vir ainda uma sexta vaga, já que o campeão da Liga Europa ganha o direito de disputar a maior competição do continente. O caminho da Roma terá o Bayer Leverkusen, enquanto a Atalanta enfrentará o Olympique de Marseille. Caso ocorra de um dos dois clubes ser o campeão, será a primeira vez que um país conseguirá colocar tantos representantes em uma única edição da maior competição de clubes da Europa.
Via Conference League
O efeito dominó também pode acontecer nas outras competições. A Itália, que tem direito a duas vagas na Liga Europa, poderia ter um terceiro representante caso a Fiorentina consiga finalmente ser campeã da Conference League. A Viola é favorita para o duelo nas semifinais contra o Club Brugge, e poderá pegar o vencedor de Olympiacos e Aston Villa na grande decisão.
Como tem uma vaga também garantida na Conference, a Itália poderia ter ao todo 10 representantes em competições europeias caso a Fiorentina seja campeã do torneio, e Roma ou Atalanta vençam a Liga Europa desta temporada, já contabilizando as cinco vagas asseguradas na Champions League e as duas da Liga Europa.
Mais do que acabar com um tabu de somente um título nos últimos 13 anos, seria uma oportunidade enorme para a liga local crescer e seus clubes tentarem recuperar a relevância de décadas anteriores. E com mais times italianos, esse ciclo pode ser uma nova tendência para os clubes mais tradicionais e também os médios do país da bota.