Europa

Cinco mil torcedores do Hajduk Split invadiram Dortmund para um jogo da Champions Sub-19 e comemoraram a vaga nas semifinais

O Hajduk Split faz uma grande campanha na Uefa Youth League e contou com o apoio de sua torcida no Signal Iduna Park para chegar às semifinais

Principal competição de base da Europa, a Uefa Youth League terá semifinais alternativas nesta temporada. O Sporting eliminou o Liverpool nas quartas de final e encarará na próxima etapa o AZ, algoz do Real Madrid com uma goleada por 4 a 0. Já o Milan é a camisa mais pesada e, depois de despachar o Atlético de Madrid, medirá forças com a sensação do torneio, o Hajduk Split. Os croatas empataram com o Borussia Dortmund e avançaram nos pênaltis. Mas atração mesmo foi sua torcida, com mais de 5 mil pessoas no Signal Iduna Park para apoiar os garotos do sub-19 na classificação.

O Hajduk Split possui uma das torcidas mais fanáticas da Europa, mas sem grandes motivos para comemorar recentemente. O tradicional clube não conquista a liga nacional desde 2005 e chegou a passar nove anos sem um troféu sequer, até faturar a Copa da Croácia na temporada passada. E se os Mestres do Mar não disputam as quartas de final de um torneio europeu com seu time principal desde a Champions 1994/95, pelo menos a garotada garantiu um motivo de orgulho. O Hajduk havia derrubado o Manchester City na fase anterior, antes de pegar o Dortmund.

Os mata-matas da Uefa Youth League acontecem em partidas únicas. Assim, uma multidão de torcedores do Hajduk Split resolveu pegar a estrada. Saiu muita gente da Croácia, mas imigrantes e descendentes croatas que vivem na Europa Central também aproveitaram a oportunidade. Desta maneira, mesmo dentro do Signal Iduna Park, os visitantes faziam mais barulho. E puderam comemorar. Mate Antunovic abriu o placar para o Hajduk, enquanto Julian Rijkhoff empatou ao Dortmund. Nos pênaltis, os balcânicos se deram melhor, com o triunfo por 9 a 8.

A Uefa Youth League terá um sistema de Final Four na fase decisiva. As semifinais acontecem em 21 de abril, na cidade suíça de Nyon (onde fica a sede da Uefa), que receberá também a decisão três dias depois. Nenhum dos semifinalistas já disputou uma final do torneio, enquanto só Portugal tem algum sucesso dentre os quatro países sobreviventes, mas com Benfica e Porto. Por torcida, entretanto, já dá para imaginar que o Hajduk chegará mais forte pela representatividade da ocasião.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo