Champions League

Um mapa com todos os jogadores nascidos no Brasil que entraram em campo numa final de Champions

Aproveitando o gancho da decisão deste sábado, preparamos mais um mapinha especial

Vários brasileiros já tiveram o gosto de brilhar numa final de Champions League. O país ofereceu diversos campeões e até mesmo autores de gols decisivos ao longo dessa rica história. A presença de jogadores do Brasil na decisão europeia, aliás, se tornou muito mais frequente a partir das últimas quatro décadas. Se apenas seis atletas nascidos no território brasileiro tinham aparecido no jogo mais importante da Europa até 1983, desde então foram mais 54 finalistas que pisaram no gramado. Um número que deve aumentar neste sábado, de Manchester City x Chelsea no Estádio do Dragão.

Aproveitando a ocasião, fizemos um mapinha interativo com os brasileiros que jogaram a final da Champions. Foram considerados apenas os atletas que atuaram ao menos um minuto, sem contabilizar quem não saiu do banco (como Casagrande pelo Porto em 1987) e aqueles que, por ventura, se ausentaram do último jogo mesmo constando na lista de campeões (como Júlio César pelo Dortmund em 1997). Incluímos todos os que nasceram em território brasileiro, mesmo que tenham adotado outra nacionalidade posteriormente.

Do lado esquerdo, é possível conferir uma breve ficha sobre cada jogador. Vale lembrar também que muitos escudos estão sobrepostos, principalmente nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, o que obriga a aproximação do zoom. Assim que as escalações deste sábado forem divulgadas, atualizaremos o mapa.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

AdBlocl? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!