Champions League

Última fase preliminar da Champions terá PSV x Benfica e Shakhtar x Monaco, além de surpresas na Rota dos Campeões

Classificados foram definidos nesta terça-feira, com favoritos cumprindo a missão na Rota da Liga e surpresas surgindo na Rota da Liga

A Champions League definiu nesta terça-feira os classificados de sua terceira fase preliminar, a penúltima antes da fase de grupos. E o duelo mais interessante desenhado para a próxima etapa reeditará a final continental de 1987/88. Benfica e PSV chegam embalados para um duelo com muita história na Liga dos Campeões. Os encarnados venceram seus dois compromissos com o Spartak Moscou, assim como fizeram os boeren diante do Midtjylland. Se o ganhador do confronto entre portugueses e holandeses vai para a Champions, o perdedor ainda terá como consolo a Liga Europa.

O Benfica recebeu o Spartak no Estádio da Luz e repetiu os 2 a 0 aplicados na Rússia. O recém-contratado João Mário abriu o marcador no início do segundo tempo e um gol contra de Samuel Gigot concluiu o placar nos acréscimos. O PSV também não dependeu de tanto esforço. Após os 3 a 0 sobre o Midtjylland em Eindhoven, a equipe triunfou por 1 a 0 na Dinamarca. O gol saiu nos acréscimos da segunda etapa, numa jogada individual de Bruma.

Outro confronto de peso pela Rota da Liga ocorrerá entre Shakhtar Donetsk e Monaco. Os ucranianos tinham vencido a ida contra o Genk por 2 a 1 e repetiram o placar na Ucrânia. Lassina Traoré e Marcos Antônio balançaram as redes para o time de Roberto de Zerbi, enquanto Cyriel Dessers descontou para os belgas no final. O Monaco, por sua vez, complementou os 2 a 0 da ida contra o Sparta Praga, vencendo desta vez por 3 a 1 no principado. Gelson Martins, Aleksandr Golovin e Sofiane Diop foram os autores dos tentos monegascos. Do outro lado, David Moberg Karlsson descontou.

A Rota dos Campeões, por sua vez, guardou grandes decepções. A começar pelo Estrela Vermelha, de participações recentes na Champions. Os sérvios foram eliminados pelo Sheriff Tiraspol, força dominante na Moldávia e que já disputou quatro vezes a fase de grupos da Liga Europa. Depois do empate por 1 a 1 no Marakana, os azarões se classificaram graças ao triunfo por 1 a 0 no Estádio Sheriff. O colombiano Danilo Arboleda foi o herói. Com isso, os moldavos impediram a chance de um duelo do Estrela Vermelha com o Dinamo Zagreb. Os croatas cumpriram sua parte, mesmo com dificuldades, e seguem adiante. Após o empate por 1 a 1 no Maksmir, buscaram a vaga com o 1 a 0 sobre o Legia Varsóvia na Polônia. Bartol Franjic marcou o gol logo no início do jogo.

O Rangers foi outra camisa pesada a naufragar. Os Teddy Bears tinham perdido por 2 a 1 para o Malmö na Suécia, mas conseguiram decepcionar mais sua torcida em Ibrox. A equipe de Steven Gerrard abriu o placar e, mesmo com uma expulsão do outro lado, permitiu que os celestes virassem para 2 a 1. Antonio Colak foi o carrasco com os dois gols suecos, enquanto Alfredo Morelos marcou para os Gers. Na próxima fase, o Malmö pega o Ludogorets. Os búlgaros despacharam o Olympiacos nos pênaltis. As equipes empataram por 1 a 1 na Grécia e desta vez ficaram no 2 a 2 em Razgrad. Sem mais o gol fora como critério de desempate, o duelo seguiu para prorrogação e pênaltis. O brasileiro Cicinho converteu o penal que selou a classificação.

Por fim, Ferencváros e Young Boys fazem outro duelo da Rota dos Campeões. Os húngaros tinham saído com uma ótima vitória por 2 a 0 contra o Slavia Praga em Budapeste e a derrota por 1 a 0 na República Tcheca não atrapalhou a classificação. Lukas Masopust balançou as redes, em partida na qual o Ferencváros precisou se segurar com um a menos. O Young Boys, por sua vez, empatara por 1 a 1 contra o Cluj na Romênia e buscou a virada em Berna por 3 a 1. Billel Omrani marcou o gol precoce dos grenás, antes que Jordan Siebatcheu (duas vezes) e Nicolas Ngamaleu dessem o triunfo aos aurinegros.

Vale lembrar que todos os eliminados da Champions nesta terça-feira ainda participarão da fase de grupos das competições europeias nesta temporada. Todos eles serão realocados para a última etapa preliminar da Liga Europa. Mesmo que percam nesta fase, acabarão repescados para a edição inaugural da Conference League.

Nesta terça, aliás, também ocorreram jogos pela Liga Europa e pela Conference. Na Liga Europa, o Omonia Nicósia superou o Flora Tallinn nos pênaltis e o Slovan Bratislava se deu melhor contra o Lincoln Red Imps. Já na Conference, o Rosenborg passou pelo Domzale e o Shakhtar Karagandy deixou pelo caminho o Kolos Kovalivka. Os demais classificados nas duas competições serão conhecidos na quinta-feira.

Abaixo, os jogos definidos na última fase preliminar da Champions. As partidas de ida acontecem já na próxima semana:

Rota dos Campeões

Red Bull Salzburg x Brondby
Young Boys x Ferencváros
Malmö x Ludogorets
Sheriff Tiraspol x Dinamo Zagreb

Rota da Liga

Benfica x PSV
Shakhtar Donetsk x Monaco

  • Na Liga Europa, também já estão definidos os embates entre Omonia x Royal Antuérpia, Olympiacos x Slovan Bratislava, Slavia Praga x Legia Varsóvia e Estrela Vermelha x Cluj. Na Conference, o Rosenborg sabe que encarará o Rennes.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo