Champions League

Uefa considera Final Four na Champions League após sucesso de formato parecido em 2020, afirma NYT

Forçada a fazer uma fase final de tiro curto na temporada passada, a entidade considerou o formato um sucesso e colocou ideia na mesa

A Uefa estaria pensando em mudanças importantes no funcionamento da Champions League. Segundo o jornalista Tariq Panja, do New York Times, a entidade pondera a introdução de um formato de Final Four na competição, em que os quatro semifinalistas disputariam um tiro curto em uma só cidade, com jogos únicos nas semifinais e a decisão.

Segundo Panja, a ideia, que já existia há alguns anos, ganhou força após o sucesso de um formato parecido em 2019/20, quando a Uefa foi forçada a espremer a reta final do torneio a partir das quartas de final, levando os oito times restantes para uma competição de tiro curto em Lisboa, de forma a garantir a finalização do calendário e uma bolha de segurança sanitária em meio à pandemia.

O formato, escreve o New York Times, foi um grande sucesso esportivo e de audiência, e por isso a ideia agora está na mesa. O Final Four aconteceria em uma só semana, e as partidas seriam complementadas por uma série de shows e outros eventos na cidade anfitriã, como partidas entre lendas dos clubes envolvidos e possivelmente a final da Uefa Youth League, equivalente à Champions League nas categorias de base.

Dirigentes da Uefa não quiseram falar publicamente sobre as mudanças propostas porque ainda não houve discussões formais com os clubes afetados, mas “diversos funcionários envolvidos confirmaram que a ideia está sendo seriamente considerada”, afirmou Tariq Panja.

Um potencial obstáculo à proposta seria a perda financeira que a exclusão de dois jogos entre os principais clubes da Europa poderia representar às receitas de TV, mas dirigentes da Uefa acreditam que a audiência estimada das semifinais em jogo único seria grande o bastante para minimizar maior parte das perdas. Além disso, o formato poderia satisfazer líderes de ligas domésticas europeias que há tanto tempo reclamam do aumento de datas dos últimos anos.

Segundo o New York Times, qualquer mudança do tipo na Champions League não viria antes de 2024, quando começará o novo formato já aprovado da competição. A nova Liga dos Campeões terá quatro clubes a mais que atualmente (36 em vez de 32) e uma fase de grupos transformada em liga única, com cada equipe fazendo dez jogos contra dez adversários diferentes.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!