Champions LeagueLiga Europa

Uefa confirma sedes das próximas quatro finais da Champions e dará outra chance a Istambul em 2023

A Uefa também premiou Dublin e Bilbao com finais da Liga Europa após elas serem excluídas da Euro 2020

Após perder a final da Champions League das últimas duas temporadas por causa da pandemia, Istambul terá mais uma chance de sediar o principal jogo do futebol europeu de clubes no Estádio Olímpico Atatürk, em 2023, segundo anunciou a Uefa nesta sexta-feira.

O plano inicial era que Istambul recebesse a final de 2020 e São Petersburgo fosse sede em 2021 no estádio do Zenit. No entanto, essa primeira temporada foi interrompida por causa dos surtos de Covid-19 e, ao ser retomada, as fases finais foram disputadas em um formato de bolha em Portugal. A decisão acabou sendo realizada no Estádio da Luz, em Lisboa.

A Uefa então remarcou a final de 2021 para Istambul e empurrou a de São Petersburgo para 2022. Mas, a semanas do jogo entre Chelsea e Manchester City, a Turquia entrou na lista vermelha do Reino Unido, o que obrigaria as delegações a realizarem quarentena quando retornassem à Inglaterra. Portugal mais uma vez se prontificou a realizar a partida, agora no Estádio do Dragão, na cidade do Porto.

Em comunicado nesta sexta-feira, a Uefa manteve a decisão da Champions League em São Petersburgo para a próxima temporada e marcou a de 2023 em Istambul. Essa estava inicialmente programada para acontecer em Munique, que agora receberá o evento em 2025. Wembley foi mantido como palco em 2024.

Como um bônus a Istambul, que precisou cancelar seus planos dois anos seguidos, os sorteios das fases de grupo da Champions League, da Liga Europa e da Conference League serão realizados na cidade no fim de agosto nas próximas duas temporadas.

Logo, ficou assim:

2021/22: Estádio Krestovsky, São Petersburgo, Rússia
2022/23: Estádio Olímpico de Atatürk, Istambul, Turquia
2023/24: Estádio de Wembley, Londres, Inglaterra
2024/25: Allianz Arena, Munique, Alemanha

Resolvendo todas as pendências familiares, a Uefa também anunciou que as duas cidades que originalmente seriam sedes de partidas da Euro 2020, mas não puderam oferecer garantias de presença de público por causa de suas rígidas restrições sanitárias contra o coronavírus, serão contempladas com as decisões da Liga Europa e da Champions League Feminina.

Dublin será o palco da decisão da Liga Europa em 2024. Bilbao, trocada por Sevilla no calendário da Euro 2020, receberá a final das mulheres naquele mesmo ano e a da Liga Europa em 2025.

As finais da Liga Europa serão:

2021/22: Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Sevillha, Espanha
2022/23: Puskás Arena, Budapeste, Hungria
2023/24: Aviva Stadium, Dublin, Irlanda
2024/25: Estádio San Mamés, Bilbao, Espanha

E as finais da Champions League feminina:



2021/22: Allianz Stadium, Turim, Itália
2022/23: Philips Stadion, Eindhoven, Holanda
2023/24: Estádio San Mamés, Bilbao, Espanha

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo