Champions LeaguePremier League

Tuchel: “Vitórias sobre o City nos dão uma crença real de que podemos vencer a Champions League”

Chelsea bateu seu adversário da decisão da Champions League duas vezes nas últimas três semanas, e técnico vê confiança aumentar no grupo

Finalistas da Champions League, Chelsea e Manchester City se enfrentaram duas vezes nas últimas três semanas, e os londrinos saíram vitoriosos de ambos os confrontos. Ainda que seja necessário levar em conta o contexto, com Pep Guardiola escalando uma equipe mista ou reserva nos dois jogos, Thomas Tuchel, técnico do Chelsea, acredita que os triunfos dão a seus comandados a crença de que a vitória é possível também na decisão do torneio continental.

Falando à imprensa inglesa após o triunfo por 2 a 1 do sábado (8), pela Premier League, que adiou a comemoração do título inglês por parte dos Sky Blues, Tuchel reconheceu que os resultados recentes, que incluíram ainda um 1 a 0 na semifinal da Copa da Inglaterra em 17 de abril, não mudam a perspectiva técnica do aguardado duelo em Istambul, na decisão da Champions League. Porém, deu as boas-vindas ao ânimo concedido por essas vitórias.

“Eu disse antes que isso não mudaria muito, independentemente do resultado. Continuo pensando isso, mas claramente não é uma desvantagem para nós termos esta experiência em um período tão curto, ter a chance de vencê-los duas vezes. Sabemos muito bem que, se você joga uma final, é algo muito especial e você luta por cada centímetro e cada vantagem que possa ter para vencer o jogo”, comentou o alemão.

“Mas, sim, isso nos dá uma crença real de que podemos vencer, porque já o fizemos. Chegaremos a Istambul e tentaremos manter o sentimento e este momento para a nossa chegada lá, porque chegaremos com um objetivo claro de vencer. A melhor maneira de jogar uma final é ter autoconfiança, e acho que podemos conservar este sentimento dessas duas partidas”, continuou o treinador do Chelsea.

Daqui para o fim da temporada, os Blues encaram uma sequência complicada de jogos importantes e decisivos. Além da final da Champions League, os londrinos jogam a decisão da Copa da Inglaterra contra o Leicester e fazem três confrontos difíceis que definirão a classificação à próxima Liga dos Campeões pela Premier League (caso não consiga se classificar via título europeu): Arsenal, Leicester e Aston Villa nas rodadas finais. A equipe hoje ocupa a 3ª colocação, com seis pontos a mais que o quinto colocado, o West Ham.

“Precisamos lutar bastante em todas as competições para alcançar nossos objetivos e sonhos. Encaramos isso (a sequência dura) do jeito que é, não é uma desvantagem. Gosto da atmosfera, e o espírito e o contexto dos jogos é que estamos constantemente sob pressão. A equipe está correspondendo de uma maneira impressionante, e precisamos seguir em frente. Se você quer ter bons resultados, trata-se dos jogadores. Eles precisam aparecer, e é isso que estão fazendo. Sempre que há a possibilidade de jogar, eles precisam mostrar que estão prontos. É com isso que eles concordaram quando assinaram com o Chelsea. Temos grandes ambições, e os jogadores querem ter o maior sucesso possível.”

Tuchel projeta as próximas semanas consciente de sua dificuldade, mas confiante graças à fase atual vivida por sua equipe: “Agora que conseguimos este momento (vencedor) e trabalhamos tão duro por ele, o próximo desafio é continuar, porque o trabalho não está terminado em nenhuma das competições”.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!