PSV e Sporting fazem na Champions duelo dos únicos times 100% nas principais ligas
Portugueses chegam para o duelo com oito vitórias seguidas, mas terão desfalques importantes contra os empolgados holandeses
O empate do Manchester City em 1 a 1 contra o Newcastle, pela Premier League, no último sábado (28), tirou o time de Pep Guardiola de uma seleta lista dos times com 100% de aproveitamento em suas respectivas competições nacionais.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Agora, apenas PSV, líder da Eredivisie setem vitórias em sete jogos, somando 21 pontos, e Sporting, com os mesmos números de pontos e vitórias, fazem parte da lista.
Coincidência, ou não, as únicas duas equipes que ainda mantêm a invencibilidade em seus campeonatos nacionais vão se enfrentar na próxima terça-feira (1), pela segunda rodada da fase de liga da Champions League.
O duelo, no PSV Stadium, vai colocar frente a frente, as únicas duas equipes europeias que ainda não foram derrotadas nas principais ligas nacionais do continente.
Invictos nos nacionais, mas não na temporada
Nos campeonatos nacionais, sete jogos e sete vitórias para holandeses e portugueses, que, invictos, vão se enfrentar na próxima terça (1).
O início de temporada das duas equipes, além de excelente, é bem parecido. E em muitos aspectos.
Além da já citada invencibilidade, tanto PSV quanto Sporting anotaram 25 gols nestas sete vitórias. A diferença, porém, fica no número de gols sofridos. Enquanto os holandeses sofreram quatro, os portugueses foram vazados apenas duas vezes.
Outro número bem parecido entre as duas equipes é a vantagem para os seus rivais nacionais na tabela de classificação. Na Eredivisie, o PSV já chega a cinco pontos para o Utrecht, segundo colocado.
Já o Sporting, ainda não conseguiu desgrudar tanto dos rivais portugueses, e somam apenas três pontos de diferença para o Porto, segundo colocado.
Apesar de estarem nadando de braçada nos nacionais, as duas equipes, porém, não estão invictas na temporada. E por um “detalhe”.
No caso do PSV, o detalhe foi a derrota por 3 a 1 para a Juventus, na primeira rodada da fase de liga da Champions. Já o Sporting, viu a sua invencibilidade cair ainda no primeiro jogo da temporada, quando perdeu para o Porto na Supertaça de Portugal.
O troco dos Leões, no entanto, veio pouco mais de 20 dias depois, quando venceram o mesmo Porto por 2 a 0, no Campeonato Português.
Como chegam PSV e Sporting para o duelo dos 100%
Desde que saiu derrotado no primeiro jogo da temporada para o Porto, o Sporting não sabe o que é perder. Na verdade, nem empatar.
Mas apesar da sequência impressionante de oito vitórias seguidas, o técnico Rúben Amorim vai ter problemas para escalar o time.
Lesionados, os meias Pedro Gonçalves e Marcus Edwards, além do zagueiro Jeremiah St. Juste, não são opções para o duelo desta terça.
Situação bem parecida com os rivais dos Países Baixos, que perderam o meia Joey Veerman deixou o campo no intervalo, também com uma lesão. Em contrapartida, o técnico Peter Bosz ganhou mais uma opção ofensiva, depois da boa atuação de Ricardo Pepi, autor dos dois gols da última vitória.