Champions League

Frango de goleiro argentino salva PSG, que ainda busca criar suas ‘estrelas próprias’

No primeiro jogo de Champions sem Mbappé, time de Luis Enrique triunfa, mas deixa a desejar

Nova Champions League para um ‘novo' Paris Saint-Germain. Depois de muito tempo, a equipe parisiense iniciou a caminhada no principal torneio da Europa sem grandes astros em seu elenco. Nada de Neymar, Messi ou Mbappé que, após sete anos em Paris, se transferiu para o Real Madrid na última janela.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Bom, ao menos no primeiro ato dessa ‘era pós-Mbappé' na Champions, o PSG fez o dever de casa. Diante do Girona, sensação de LaLiga 2023/2024, o time de Luis Enrique não viveu grande noite, mas contou com ‘frangaço' do goleiro Gazzaniga e venceu por 1 a 0.

O próximo compromisso da equipe francesa na Champions será contra o Arsenal, no dia 1º de outubro. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Emirates Stadium.

Paulo Gazzaniga em ação pelo Girona no Parque dos Príncipes
Paulo Gazzaniga em ação pelo Girona no Parque dos Príncipes (Foto: Icon Sport)

O ‘novo' PSG de Luis Enrique

Luis Enrique é o grande mentor e líder desse ‘novo' PSG. Mesmo com Mbappé no plantel, o técnico espanhol já tentava implementar uma filosofia mais homogênea na temporada passada, que priorizasse um jogo coletivo em detrimento do individual/estrelismo.

Na prévia do duelo contra o Girona, inclusive, ele falou sobre isso. O treinador de 54 anos se disse motivado em liderar tal projeto e conquistar grandes coisas pelo clube parisiense neste 2024/2025.

— Precisamos criar nossas próprias estrelas. Precisamos nos adaptar, convencer os jogadores da maneira de jogar. Estou muito motivado e feliz por ter a confiança do clube. Estou tentando retribuí-los entregando resultados. Temos um projeto claro que foi definido na temporada passada.

Apesar do tom positivo do discurso, a verdade é que o PSG de Luis Enrique ficou devendo nesta quarta-feira (18). O triunfo nos acréscimos mascara a atuação pobre e decepcionante da equipe francesa.

Dito isso, a pergunta que fica é: o PSG manterá a ‘sina' de temporadas anteriores, quando voou em torneios nacionais e patinou na Champions?

Luis Enrique, técnico do PSG
Luis Enrique, técnico do PSG (Foto: IMAGO Images)

Escalação do PSG: Safonov; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Zaïre-Emery, Vitinha e Fabián Ruiz; Dembélé, Asensio e Barcola.

Donnarumma, Kimpembe, Lucas Hernández e Gonçalo Ramos, todos entregues ao Departamento Médico, foram desfalques.

Um 1º tempo morno e de pouca inspiração

Linhas altas, posse de bola e jogo propositivo: o PSG tentou fazer valer o mando de campo e, por isso, tomou a iniciativa no Parque dos Príncipes. Ao menos de cara, o Girona não caiu na ‘arapuca' dos franceses. Estreante em Champions, a equipe catalã mostrou organização e neutralizou o ímpeto adversário nos primeiros minutos.

Com o passar do tempo, no entanto, as coisas foram mudando. Apesar da disposição na marcação, o Girona não conseguiu impedir o alto volume ofensivo e o controle da posse de bola pelos donos da casa.

Bem distribuído em campo, o PSG foi superior, criou as melhores chances — ainda que poucas — e praticamente não sofreu na defesa. A boa atuação parisiense, porém, acabou não sendo convertida em gols. O 0 a 0 parcial, de certo modo, ficou de bom tamanho.

Erro crasso de Gazzaniga salva o PSG na estreia da Champions

Veio o 2º tempo, e o PSG seguiu tentando ditar o ritmo da partida. A diferença é que o Girona também passou a assustar. Referência do ataque catalão, Stuani colocou Safonov para trabalhar com cabeçada venenosa no canto.

Enquanto os catalães exploravam os contra-ataques de um lado, a equipe parisiense martelava em busca de seu gol.

Além de carimbar o travessão, Dembélé perdeu chance cara a cara com Gazzaniga. Kolo Muani e Hakimi repetiram a dose — duas oportunidades claras desperdiçadas.

Tudo caminhava para um empate sem gols no Parque dos Príncipes. Até que nos acréscimos, Gazzaniga jogou contra o próprio patrimônio e deu a vitória aos donos da casa.

Na tentativa de encaixar cruzamento de Nuno Mendes, o arqueiro argentino engoliu frango e viu a bola passar por debaixo de suas pernas.

Jogadores do PSG celebram gol da vitóri
Jogadores do PSG celebram gol da vitória (Foto: Icon Sport)

Próximos jogos de PSG e Girona

PSG

  • Reims x PSG — Ligue 1 — 21/9
  • PSG x Rennes — Ligue 1 — 27/9
  • Arsenal x PSG — Champions League — 1/10

Girona

  • Valencia x Girona — LaLiga — 21/9
  • Girona x Rayo Vallecano — LaLiga — 25/9
  • Celta de Vigo x Girona — LaLiga — 29/9
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo