Champions League
Tendência

Napoli dá um baile no Frankfurt e será um dos times mais temíveis nas quartas de final da Champions

Napoli jogou como se precisasse do resultado, mesmo em vantagem, e venceu novamente o Eintracht Frankfurt para chegar pela primeira vez na sua história às quartas da Champions

A temporada do Napoli é um sonho e o time ofereceu à sua torcida um baile nesta noite europeia. Jogando em casa, no Estádio Diego Armando Maradona, o Napoli venceu o Eintracht Frankfurt por 3 a 0, depois de já ter vencido a partida de ida por 2 a 0. Com isso, os Partenopei estão classificados para as quartas de final da Uefa Champions League pela primeira vez em sua história. Mais do que isso: com o futebol e a consistência que apresenta, é um dos adversários mais temíveis da próxima fase.

O que o Napoli tem jogado nesta Champions League – e na temporada, como um todo, em que lidera a Serie A – é algo que precisa ser destacado. Mesmo sem nem jogar no seu melhor nível, teve uma atuação dominante, de qualidade, envolvente e venceu com méritos e merecimento. Em termos de futebol, dá para dizer que é um dos melhor jogou até aqui na competição, talvez até o melhor.

O técnico Luciano Spalletti teve apenas um desfalque para a partida: o atacante Giacomo Raspadori, machucado. O zagueiro Kim Minjae era dúvida, mas foi a campo como titular. Já no lado do Eintracht Frankfurt, o técnico Oliver Glasner tinha uma ausência muito sentida? O atacante Randall Kolo Muani, suspenso por ter sido expulso no primeiro jogo. Além dele, o meia Jesper Lindstrom está machucado.

Desde o início do jogo, o Napoli impôs o seu ritmo e dominou as ações. Parecia ele precisa do resultado, apesar de ter uma vantagem bem confortável. Tomou a iniciativa e jogou o seu futebol, envolvendo o time alemão e sem oferecer muitas chances ao adversário – fosse para dominar a posse de bola, fosse para contra-ataques.

No fim do primeiro tempo, o Napoli, enfim, abriu o placar. Em um lindo lançamento de Lobotka para Politano, no lado direito, o italiano cruzou para a área e encontrou Osimhen com liberdade na área. Ele subiu livre e tocou de cabeça para tirar do goleiro e marcar: 1 a 0.

No segundo tempo, o Napoli ampliou em uma bela jogada. Kvaratskhelia virou da esquerda paras a direita, com Politano, que passou para Di Lorenzo, na linha de fundo. Ele cruzou rasteiro e Osimhen, na pequena área, empurrou para a rede. Só que na queda, o nigeriano machucou a mão. Felizmente, nada grave: ele colocou um curativo e voltou ao jogo.

O terceiro gol saiu naturalmente. Aos 16 minutos, Djibril Sow fez pênalti em Zielinski. O próprio polonês cobrou e marcou: 3 a 0. Era uma atuação maiúscula de um time que se impôs desde os primeiros minutos.

Com o placar absolutamente garantido, o próprio Eintracht Frankfurt não fez mais força e o Napoli reduziu a marcha para administrar o jogo. Spalletti aproveitou para fazer substituições, sacando o zagueiro Minjae, os atacantes Politano e Kvaratskhelia, o meia Zielinski e, por fim, Osimhen.

Com o futebol que joga, o Napoli não tem ninguém a temer. É um time muito forte, com um futebol ofensivo, envolvente e que defensivamente foi bem a temporada toda. Mesmo que o time nunca tenha chegado às quartas de final antes, não será um adversário desejável para ninguém. É um time que está entre os melhores desempenhos em toda a Europa. Veremos o que o sorteio trará para os Partenopei, que estão com a mão na taça do Italiano, que não chega desde a temporada 1989/90. Agora, por que não sonhar também com a Champions? O futebol mais do que permite isso.

Quando será o sorteio das quartas de final da Champions?

O sorteio das quartas de final da Champions League será na sexta-feira, 17 de março, 8h (horário de Brasília), com transmissão pelo HBO Max no Brasil. Não há cabeças de chave e nem restrições: todos podem enfrentar todos. Além do Napoli, estarão Real Madrid, Internazionale, Milan, Manchester City, Chelsea, Benfica e Bayern de Munique.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo