Champions League

Martinelli decide na Champions, tranquiliza Arsenal e ‘manda recado’ a Dorival

Atacante brasileiro foi o melhor em campo na difícil vitória dos Gunners contra o Shakhtar Donetsk

O Arsenal se recuperou da inesperada derrota para o Bournemouth, sofrida no último sábado (19). Nesta terça-feira (22), o time de Mikel Arteta passou longe de ser brilhante, mas fez o dever de casa na Champions League e venceu o Shakhtar Donetsk, por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada.

Gabriel Martinelli foi o nome da partida. Ainda que o único gol do duelo tenha sido creditado ao goleiro Riznyk (contra), foi dos pés do atacante brasileiro que o chute saiu.

Criticado pelos torcedores dos Gunners no início da temporada, o camisa 11, aos poucos, vai dando a volta por cima. E a atuação decisiva desta terça é mais uma prova disso.

Além de Arteta, quem certamente gostou do que viu de Martinelli neste Arsenal x Shakhtar é Dorival Júnior. O técnico da Seleção brasileira deixou o atacante de fora na Data Fifa de setembro, porém, voltou a convocá-lo para os compromissos de outubro, contra Chile e Peru.

A Canarinho volta a campo em novembro, quando enfrenta Venezuela e Uruguai. Além de ser mantido na lista, Martinelli, diante das boas atuações, deseja aumentar sua minutagem e, quem sabe, ganhar uma oportunidade no time titular.

Como foi Arsenal x Shakhtar Donetsk pela Champions League

O Arsenal não deu sossego para o Shakhtar no primeiro tempo. Desde o pontapé inicial, a equipe londrina controlou a posse de bola, ditou o ritmo da partida e empurrou o adversário contra o seu próprio campo. Coube ao time ucraniano aceitar a pressão e jogar por uma bola. Estava desenhada a configuração do duelo.

E pode-se dizer que estratégia dos visitantes se sobressaiu até os 28 minutos, quando Gabriel Martinelli tratou de destravar a defesa. O brasileiro recebeu pela esquerda, limpou a marcação e chutou forte. A bola explodiu na trave, tocou nas costas de Riznyk e entrou — o site oficial da Champions creditou o gol como contra do goleiro.

Veio a etapa complementar, e as coisas não mudaram muito em Londres: o Arsenal manteve o protagonismo com a bola, enquanto o Shakhtar, fechado, vislumbrava contra-ataques.

Com 31′ no relógio, Trossard teve a chance de matar o jogo. O VAR viu toque na mão direita de Bondar na área e chamou o árbitro ao monitor. Pênalti. O belga cobrou e… parou em Riznyk, que salvou com os pés.

Apesar do pênalti desperdiçado e dos sustos na defesa, os Gunners seguraram o placar. Vitória magra, mas importantíssima para a sequência da temporada.

Martinelli em ação contra o Shakhtar
Martinelli em ação contra o Shakhtar (Foto: IMAGO Images)

Próximos jogos do Arsenal

  • Arsenal x Liverpool — Premier League — 27/10
  • Preston x Arsenal — Copa da Liga Inglesa — 30/10
  • Newcastle x Arsenal — Premier League — 02/11
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo