Champions League

Por que a motivação de Van Dijk para ver o Liverpool bater o Real vai além da ‘vingança’?

Zagueiro revelou qual é sua grande motivação para buscar vitória contra o Real Madrid na Champions League

Tabus entre grandes equipes costumam incomodar torcedores, mídia local e também os jogadores. Em entrevista ao portal “Liverpool Echo”, Van Dijk expressou sua indignação por ainda não ter vencido um único jogo contra o Real Madrid.

Nesta quarta-feira (26), mais um episódio desta rica rivalidade entre Reds e Merengues será escrito no icônico palco de Anfield Road e o zagueiro holandês espera finalmente quebrar esta sina.

— Eu nunca os venci. Esse recorde é decepcionante, então temos que nos recuperar e estar prontos para este jogo —, afirmou o zagueiro

Os longos anos de fila entre Van Dijk diante do Real Madrid datam de 2018. Há seis anos as equipes disputaram a final da Champions League e o time espanhol levou a melhor ao vencer por 3 a 1.

Desde então, Real Madrid e Liverpool se encontraram em outras cinco oportunidades, com quatro vitórias do time Merengue e um empate.

Van Dijk não esteve em campo nas quartas de final da Champions League da temporada 2020/2021. Nesta edição, o time madrilenho venceu o primeiro jogo por 3 a 1, e houve um empate sem gols na volta.

Somados apenas os jogos em que Van Dijk esteve em campo, Real Madrid e Liverpool se encontraram em quatro oportunidades, com quatro triunfos espanhóis.

Van Dijk deixa de lado sentimento de vingança e espera desfecho diferente nesta quarta

Van Dijk tenta encerrar tabu contra o Real Madrid. Já o Liverpool busca primeira vitória diante dos espanhóis desde 2009
Van Dijk tenta encerrar tabu contra o Real Madrid. Já o Liverpool busca primeira vitória diante dos espanhóis desde 2009. Foto: Imago

Van Dijk é conhecido por sua frieza e calma em campo. O zagueiro de 33 anos também evitou polemizar ou criar um sentimento de vingança por nunca ter vencido o Real Madrid.

Apesar do desejo do defensor em finalmente quebrar este tabu, Van Dijk valorizou o confronto desta quarta-feira. Além disso, o zagueiro disse estar preparado para fazer um bom jogo e vencer finalmente o Real Madrid em sua carreira.

— Para ser honesto, não preciso do sentimento de vingança para estar preparado. Mas é a Liga dos Campeões. É uma grande partida, um duelo muito bom para o torcedor neutro e queremos dominar e conseguir uma vitória –, complementou o jogador.

Retrospecto de Van Dijk contra o Real Madrid

  • Temporada 2017/2018: Real Madrid 3 x 1 Liverpool: Final da Champions League
  • Temporada 2021/2022: Real Madrid 1 x 0 Liverpool: Final da Champions League
  • Temporada 2022/2023: Liverpool 2 x 5 Real Madrid: Oitavas de final da Champions League (ida)
  • Temporada 2022/2023: Real Madrid 1 x 0 Liverpool: Oitavas de final da Champions League (volta)

Além do zagueiro, Liverpool tem um longo tabu a quebrar diante do Real Madrid

Van Dijk tem contra si o retrospecto de nunca ter conquistado uma vitória sequer diante do Real Madrid em sua carreira. Já o Liverpool não sabe o que é vencer o maior campeão da Champions League há 15 anos. O último triunfo dos Reds diante dos Merengues aconteceu nas oitavas de final da competição na temporada 2008/2009.

Na ocasião, o time comandado por Rafa Benítez dominou o Real Madrid de Ruande Jamos. No jogo de ida, vitória inglesa por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu.

Na volta, um chocolate à moda de Liverpool, 4 a 0, com show de Gerrard, autor de dois gols. De lá para cá, foram mais oito encontros entre as equipes, com sete vitórias madrilenhas e um empate.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo