Champions League

Guia da Champions League 2022/23 – Grupo E: Milan, Chelsea, Red Bull Salzburg, Dínamo Zagreb

O Milan chega como cabeça de chave e tem força para voltar às oitavas, mas é o Chelsea que se coloca como favorito à ponta

Este conteúdo faz parte do Guia da Champions League 2022/23. Clique para ver mais grupos.

Por que acompanhar?

Assistir ao Milan na temporada passada gerava sentimentos conflitantes. Era legal ver um clube tão grande voltar à Champions League, mas ele não tinha os recursos para enfrentar o grupo em que havia caído. Agora tem, então deve ser ainda mais legal. Pinta como favorito para uma das duas vagas e deve travar duelos muito interessantes contra o Chelsea. Esse duelo é o ponto forte do grupo, mas ainda tem o sempre interessante Red Bull Salzburg, que adquiriu o costume de apresentar o próximo atacante de € 100 milhões na fase de grupos da Champions League. O Dínamo Zagreb também vale alguns minutos da sua atenção, com uma equipe ofensiva, com talento jovem e boas participações recentes em competições europeias – pergunta pro Mourinho.

Títulos

Milan: 1963, 1969, 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007
Chelsea: 2012, 2021
Red Bull Salzburg: nenhum
Dínamo Zagreb: nenhum

Retrospecto recente

Milan

2021/22: Fase de grupos
2020/21: Não disputou
2019/20: Não disputou
2018/19: Não disputou

2017/18: Não disputou

Chelsea

2021/22: Quartas de final
2020/21: Campeão
2019/20: Oitavas de final
2018/19: Não disputou
2017/18: Oitavas de final

Red Bull Salzburg

2021/22: Oitavas de final
2020/21: Fase de grupos
2019/20: Fase de grupos
2018/19: Preliminares
2017/18: Preliminares


Dínamo Zagreb

2021/22: Preliminares
2020/21: Preliminares
2019/20: Fase de grupos
2018/19: Preliminares

2017/18: Não disputou

Ambição

Havertz, do Chelsea (Foto: Bryn Lennon/Getty Images/One Football)

Chelsea

Classificar-se é o mínimo. Tem um bom retrospecto europeu com Tomas Tuchel, com um título e uma quartas de final em que brigou com muita honra contra a mística do Real Madrid. Por essa experiência e pelo investimento, que se aproximou de € 300 milhões, começa como o favorito para liderar o grupo. Mas precisará jogar melhor. Remontado após saídas importantes, começou a temporada devagar e está com dificuldades para jogar fora de casa.

Milan

Ufa. Retornou à Champions League após sete anos e caiu em um grupo muito difícil. Tinha poucas chances de ficar à frente de Atlético de Madrid e Liverpool, mas também foi superado pelo Porto e nem conseguiu seguir na Liga Europa. Seu time muito jovem, porém, fez um bom papel, surpreendeu em alguns jogos e ganhou experiência. Agora, a história é diferente. Tem totais condições de se classificar contra Dínamo Zagreb e Red Bull Salzburg. Embora seja o cabeça de chave, por causa do título italiano, o Chelsea é favorito para ser primeiro colocado, mas nada impede o heptacampeão europeu de desafiá-lo pela liderança.

Red Bull Salzburg

O grande objetivo era chegar à fase de grupos e precisou passar por várias decepções antes de conseguir. Agora, é sair dela. Pegou Liverpool e Napoli na primeira vez, depois Bayern de Munique e Atlético de Madrid. Não tinha muito o que poderia fazer. Ano passado, deu mais sorte. Caiu ao lado de Lille, Sevilla e Wolfsburg e avançou às oitavas de final. Foi destruído pelo Bayern de Munique. Agora contra Milan e Chelsea, deve se contentar com uma vaga na Liga Europa, pelo menos esboçando uma briga pelo segundo lugar.

Dínamo Zagreb

Nunca passou ao mata-mata. Não deve ser dessa vez porque o grupo tem dois favoritos muito destacados. E teoricamente está atrás até do Salzburg. A principal ambição seria buscar vaga na Liga Europa. Em segundo lugar, evitar uma participação como em 2016/17, quando perdeu todos os seis jogos contra Juventus, Sevilla e Lyon.

Ponto forte

Rebic comemora com Theo Hernández (Marco Luzzani/Getty Images)

Chelsea

Consegue tirar a velocidade do jogo e defender com a posse de bola como poucos. Está de defesa nova, mas costuma ser um time muito seguro e que controla as partidas. Tem velocidade pelos lados, agora com Cucurella para fazer companhia a Reece James, e também apostou em jogadores rápidos para o trio ofensivo, com Raheem Sterling e Aubameyang chegando na janela de transferências.

Milan

A força do Milan está em sua juventude. Adotou a estratégia de contratar jogadores muito jovens e desenvolvê-los juntos. Deu certo, com a conquista do Campeonato Italiano, e alguns deles agora estão se aproximando do status de craques. Sabe misturar bem a velocidade pelos lados, principalmente na esquerda com Rafael Leão e Theo Hernández, com qualidade técnica no meio-campo, liderado por Sandro Tonali.

Red Bull Salzburg

A reciclagem. Tem uma capacidade incrível de vender seus principais jogadores e substituí-los com novos fenômenos. Passou de Haaland a Patson Daka, depois a Karim Adeyemi e agora aposta no jovem esloveno Benjamin Sesko que já está fechado com a franquia de Leipzig. Perdeu outros jogadores importantes além de Adeyemi, como Brenden Aaronson e Mohamed Camara, e terá que mostrar essa sua força novamente.

Dínamo Zagreb

Tem um ataque muito potente – para os padrões da Croácia. Fez 27 gols em oito jogos nesta temporada. Pelo menos três em seis deles. Está acima da média de cerca de dois por partida no último título. Esse poder de fogo foi visto também nas preliminares da Champions League, com goleada sobre o Bodo/Glimt e um 4 x 2 sobre o Ludogorets.

O craque

Rafael Leão, do Milan (Foto: MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images/One Football)

Chelsea

Ele está um pouco estranho nessas primeiras rodadas da Premier League, meio hesitante, cometendo erros, mas Édouard Mendy é o atual melhor goleiro do mundo eleito pela Fifa. E mesmo que você não dê atenção à votação, não pode negar que é um baita goleiro. Foi campeão europeu, campeão africano e campeão mundial em menos de um ano. Contratação certeira para o gol do Chelsea depois do erro com Kepa Arrizabalaga e ainda tem boa idade para goleiro, com 30 anos.

Milan

Formado pelo Sporting, destacou-se pelo Lille e ganhou projeção mundial pelo Milan. Rafael Leão foi eleito o craque da Serie A na temporada passada, com 11 gols e dez assistências, e atraiu o interesse do Chelsea. Nem mesmo propostas especuladas na casa de dezenas de milhões de libras motivou o Milan a vender aquele que se tornou seu principal jogador. Ainda bem porque ele correspondeu decidindo o Derby della Madonnina contra a Internazionale no fim de semana, botando duas bolas na rede e dando passe para o gol de Giroud.

Red Bull Salzburg

Sesko tem apenas 19 anos. Foi observado pelos olheiros do Salzburg e contratado do Domzale quando ainda era adolescente. Passou grande parte do seu desenvolvimento pelo Liefering, filial dos Touros que milita na segunda divisão. Marcou 21 gols em 29 rodadas em 2020/21. Retornou e foi reserva do Salzburg na temporada passada, com certo destaque, principalmente na Copa da Áustria. Após brilhar em amistosos de pré-temporada, chegou a ser especulado em grandes clubes, como o Manchester United, mas preferiu continuar no sistema da Red Bull e irá à Alemanha ano que vem. Tem 1,94 metros, sabe o que fazer com a bola, tem velocidade e faro de artilheiro.

Dínamo Zagreb

Mislav Orsic foi responsável por uma tremenda dor de cabeça de José Mourinho, quando marcou três vezes para eliminar o Tottenham nas oitavas de final da Liga Europa de 2020/21. O ponta de 29 anos continua sendo um jogador importante para o Dínamo Zagreb e começou a temporada voando com oito gols e quatro assistências em 14 jogos. Nas preliminares, deitou contra o Ludogorets.

Mister Champions

Arijan Ademi (MATS TORBERGSEN/NTB/AFP via Getty Images/One Football)

Chelsea

Thiago Silva está todos os anos na Champions League desde 2009. Uma incrível sequência de 13 anos com a camisa de três clubes importantes. Começou com a do Milan e chegou constantemente ao mata-mata com Paris Saint-Germain. Mas o primeiro título veio com o Chelsea. Um veterano que reencontrou sua melhor forma na Inglaterra. Será o líder e uma fonte de confiança a uma defesa que foi totalmente remontada. Deve entrar para o grupo de jogadores que atuaram 100 vezes na Champions League. Está em 97 jogos.

Milan

Continua sendo Zlatan Ibrahimovic. O sueco de 40 anos está adorando o seu papel de conselheiro sênior de um elenco muito jovem. Embora esteja machucado, com retorno previsto para 2023, renovou contrato para ficar mais uma temporada no San Siro e é frequentemente visto gritando na linha lateral durante as partidas. Quando entra em campo, ainda consegue ajudar. Nunca conquistou a Champions League, e tem a fama de sumir no mata-mata, mas fez 124 jogos na competição.

Red Bull Salzburg

Com foco claro em desenvolver jovens, quase ninguém com mais de 24 anos joga regularmente pelo Salzburg. Um dos mais experientes é o zagueiro Maximilian Wöber, que jogou as últimas edições da Champions League pelo time austríaco e ainda tem uma participação anterior pelo Ajax. Soma 23 jogos a partir da fase de grupos.

Dínamo Zagreb

Ninguém tem muita experiência, mas o capitão Arijan Ademi supera os outros porque está há tanto tempo no Dínamo Zagreb que chegou a jogar as fases de grupo de 2011/12 e 2012/13. Isso leva suas partidas pela Champions League a 15 em quatro temporadas diferentes.

O técnico

Mathias Jaissle (CHRISTOF STACHE/AFP via Getty Images)

Chelsea

A inclinação de Thomas Tuchel a gerar atritos pode ter atrapalhado um pouco sua carreira. Mas, campeão europeu meses depois de chegar a Stamford Bridge, ganhou muita confiança dos chefes – mesmo que os seus chefes tenham mudado. Teve uma postura digna e elogiável durante os meses de incerteza quando o Chelsea passava de Roman Abramovich para Todd Boehly e, segundo a imprensa inglesa, recebeu muito apoio dos diretores na janela de transferências. Em campo e bola, está entre os melhores técnicos do mundo.

Milan

O Milan ficou muito próximo de entregar seu departamento de futebol para Ralf Rangnick. Agora, com o que aconteceu no Manchester United, a arrancada que terminou com uma mudança de planos e a manutenção de Stefano Pioli parece ter acontecido na hora certa. O experiente treinador italiano conseguiu vaga na Champions League e ganhou o Campeonato Italiano alguns anos antes do previsto. Está com muita moral e disse que é um técnico feliz após a vitória sobre a Internazionale pela maneira como seus jogadores têm reagido às suas instruções.

Red Bull Salzburg

O Salzburg não revela apenas jogadores. Também o faz com técnicos. Quando perdeu Jesse Marsch para o RB Leipzig, promoveu Matthias Jaissle, 34 anos, para o time principal. O Salzburg domina completamente o futebol austríaco, então mais importante do que os títulos que conquistou em sua temporada de estreia é a maneira como o fez. Assegurou mais uma Dobradinha, a quarta seguida do clube, e levou o Campeonato Austríaco com 15 pontos de vantagem para o Sturm Graz.

Dínamo Zagreb

Foram três técnicos na temporada passada. Damir Krznar substituiu Zoran Mamic e deu lugar a Zeljko Kopic em dezembro. Em abril, o Dínamo Zagreb trouxe de volta o experiente Ante Cacic, que havia sido campeão nacional pelo clube em 2012 e conduziu o fim da campanha. Profissional de 68 anos que rodou bastante pelo mundo e chegou a treinar a seleção croata entre 2015 e 2017. Foi demitido por causa de resultados ruins e substituído por Zlatko Dalic, que levaria o país à final da Copa do Mundo.

A contratação

Kalidou Koulibaly é anunciado pelo Chelsea (divulgação)

Chelsea

Andreas Christensen e Antonio Rüdiger, que renasceu sob o comando de Thomas Tuchel, foram embora ao fim dos seus contratos e deixaram o Chelsea desfalcado na defesa. Wesley Fofana exigiu um alto investimento, é muito bom neste momento, mas ainda tem algumas coisas a aprender. Kalidou Koulibaly, por outro lado, já aprendeu tudo. É um dos melhores zagueiros do mundo, com experiência em alto nível e está no seu auge. Chega para jogar e ajudar o Chelsea imediatamente.

Milan

Não desviou de sua estratégia, mesmo com a conquista do scudetto, e trouxe mais um pacote de jovens para desenvolver além de alguns veteranos mais baratos, como Divock Origi, que acumulou momentos folclóricos pelo Liverpool, inclusive na Champions League. O que tem mais potencial de crescimento é o belga Charles De Ketelaere, um meia-atacante de 21 anos que mostrou muita qualidade pelo Club Brugge. Foi o maior investimento, perto dos € 30 milhões, e está entrando aos poucos no time.

Red Bull Salzburg

Alguns jovens subiram da filial e outros foram contratados. Até onde sabemos, o próximo centroavante de primeiro escalão do futebol europeu pode ter chegado ao Salzburg. Talvez seja o marfinense Karim Konaté, que já foi mandado para o Liefering. O nome que mais chama a atenção, porém, é o atacante brasileiro Fernando, ex-Palmeiras, que fez parte do êxodo de estrangeiros do Shakhtar Donetsk por causa da guerra e começou voando, com quatro gols e quatro assistências nas primeiras sete rodadas do Campeonato Austríaco.  

Dínamo Zagreb

Não contratou muita gente. O nome mais famoso é o centroavante Josip Drmic, que disputou duas Copas do Mundo pela Suíça e passou os últimos 18 meses emprestado pelo Norwich ao HNK Rijeka. Ele foi o vice-artilheiro do Campeonato Croata de 2021/22, com 21 gols, e fez gols decisivos na Copa da Croácia. Marcou nas quartas de final – contra o próprio Dínamo Zagreb -, na semifinal e na derrota para o Hajduk Split na decisão.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo