Derrota do Porto confirma: Portugal é superado por Rússia e perde uma vaga na Champions

A esperada eliminação do Porto para a Juventus, nesta terça-feira, nas oitavas de final da Champions League, depois de ter sido derrotado no jogo de ida por 2 a 0, em Portugal, não foi um baque apenas para os torcedores dos Dragões. O revés significa a queda do país para sétimo lugar no ranking da Uefa e a perda de uma vaga na principal competição europeia. Agora, o Campeonato Português classifica apenas duas equipes para a Champions e três para a Liga Europa.
LEIA MAIS: Mais do que a classificação, a Juventus parece pronta a brigar forte pela Champions
A situação seria crítica mesmo se o Porto conseguisse o quase milagre de eliminar a Juventus. Teria que chegar até às semifinais, com quaisquer resultados, e torcer para que Krasnodar e Rostov, os dois últimos clubes russos em competições europeias, perdessem todas suas partidas de oitavas de final para Celta de Vigo e Manchester United. Os espanhóis venceram o jogo de ida, mas os ingleses apenas empataram, fora de casa, o que já complicaria ainda mais a vida dos portugueses, mesmo que o Porto seguisse vivo na Champions.
Portugal, sem mais nenhum representante em competições europeias nesta temporada, soma 49.332 pontos no ranking de coeficientes da Uefa, abaixo da Rússia que, com duas equipes vivas, já tem 50.532. Isso significa que os portugueses classificarão apenas uma equipe diretamente na fase de grupos da Champions League de 2018/19, com outra na fase preliminar. Na Liga Europa, um time entra direto na fase de grupos e dois na terceira fase preliminar.
Foi uma temporada complicada para Portugal na Europa: o Sporting caiu na fase de grupos com apenas uma vitória e cinco derrotas; Benfica e Porto classificaram-se em segundo lugar e foram eliminados nas oitavas de final; o Rio Ave foi eliminado na terceira fase classificatória da Liga Europa; o Arouca, nos playoffs; e o Braga, único time português na fase de grupos da competição europeia secundária, ficou em terceiro lugar na sua chave.
A Rússia teve o Rostov na fase de grupos da Champions League, com direito a vitória sobre o Bayern de Munique. Ficou em terceiro e caiu para a Liga Europa, na qual eliminou o Sparta Praga e chegou às oitavas de final. O Krasnodar chegou à mesma fase, depois de passar pelo Fenerbahçe e de conseguir duas vitórias e um empate na fase de grupos. O Zenit deitou nessa fase com cinco vitórias e uma derrota, mas foi eliminado pelo Anderlecht no mata-mata.
Os dez primeiros colocados do ranking da Uefa, com os coeficientes atuais:
1 – Espanha: 101.141 (Atlético, Barça e Real na Champions; Celta na Liga Europa)
2 – Alemanha: 78.641 (Dortmund, Bayern e Leverkusen; Schalke e Gladbach)
3 – Inglaterra: 73.962 (City e Leicester; United)
4 – Itália: 71.498 (Juventus; Roma)
5 – França: 54.332 (Monaco; Lyon)
6 – Rússia: 50.532 (Rostov e Krasnodar na Liga Europa)
7 – Portugal: 49.332
8 – Ucrânia: 42.633
9 – Bélgica: 40.800 (Gent, Genk e Anderlecht na Liga Europa)
10 – Turquia: 38.200 (Besiktas na Liga Europa)