Champions League

Com Neres inspirado, Benfica dá show contra o Midtjylland e Union St. Gilloise bate Rangers na volta após 58 anos longe das copas europeias

O Benfica teve a principal vitória desta terça-feira, com direito a três gols de Gonçalo Ramos, pintura de Enzo Fernández e duas belas assistências de David Neres

A terceira fase classificatória da Champions League garante mais camisas pesadas da disputa. E o Benfica daria um passo importante logo na ida contra o Midtjylland, para encaminhar a classificação dentro do Estádio da Luz. Os encarnados pegaram um rival em crise, com mudança no comando técnico há apenas quatro dias. Mas não é isso que reduz os méritos no show dado pelos lusitanos por 4 a 1. David Neres e Enzo Fernández estrearam na equipe titular de Roger Schmidt, com duas belas assistências do brasileiro e uma pintura do argentino. A estrela da noite, porém, seria o jovem Gonçalo Ramos – que, ocupando a lacuna de Darwin Núñez no comando do ataque, anotou três gols.

O Benfica já teria um primeiro tempo amplamente superior, com 76% de posse de bola. Foi quando os gols saíram. Gonçalo Ramos anotou o primeiro aos 16, de cabeça, após David Neres chamar o defensor para bailar e cruzar na medida. A dobradinha se repetiu aos 33, com mais uma arrancada de Neres para a testada de Gonçalo. Já aos 40, seria a vez de Enzo Fernández marcar seu primeiro gol pelo clube. João Mário conectou o escanteio direto com o argentino na entrada da área, para um lindo chute de primeira. O Benfica seria até mais agressivo no segundo tempo, com mais finalizações, mas também mais chances desperdiçadas. Neres quase fez o seu, parando no travessão. O quarto tento seria o da tripleta de Gonçalo Ramos, agora girando bonito depois do serviço de Rafa Silva. O Midtjylland só descontou no fim, aos 32, num pênalti convertido por Pione Sisto.

Outra vitória emblemática aconteceu na Bélgica, onde a Union Saint-Gilloise fazia sua reestreia por competições continentais após 58 anos de ausência. Os auriazuis tiveram um resultado excelente com os 2 a 0 diante do Rangers, atual vice-campeão da Liga Europa. Teddy Teuma inaugurou o marcador para a USG com 27 minutos, enchendo o pé depois de uma linda linha de passes de sua equipe. Já o segundo veio aos 31 do segundo tempo, num pênalti (discutível) convertido pelo artilheiro Dante Vanzeir. A missão dos Teddy Bears em Ibrox será dura.

Completando o dia na Rota da Liga, o único empate ficou para o bom duelo entre Monaco e PSV, o mais equilibrado desta fase. Os times ficaram no 1 a 1 dentro do Estádio Louis II. Num primeiro tempo sem tantas chances, os Boeren aproveitaram uma ótima construção e saíram em vantagem aos 38, com Luuk de Jong servindo Joey Veerman. O segundo tempo, então, se tornaria um grande abafa dos monegascos. O gol surgiu aos 35, numa bola alçada na área, em que Axel Disasi emendou para dentro. Os visitantes ainda perderam Philipp Max e Ibrahima Sangaré lesionados.

Já na Rota dos Campeões, os dois visitantes conseguiram vencer. O Viktoria Plzen derrotou o Sheriff Tiraspol por 2 a 1 em Chisinau, já que as partidas na Transnístria estão proibidas pela Uefa por causa da participação na guerra da Ucrânia. Os moldavos ainda saíram em vantagem, com um pênalti convertido por Rasheed Akanbi aos 36 minutos. Também de pênalti, Tomás Chory empatou aos tchecos antes do intervalo. Já no segundo tempo, Pavel Bucha proporcionou o triunfo do Plzen aos dez minutos. O outro forasteiro a comemorar foi o Dinamo Zagreb, com os 2 a 1 para cima do Ludogorets na Bulgária. O placar foi construído pelos croatas com dez minutos de bola rolando, a partir de um gol de Dino Peric e outro contra de Sergio Padt. Bernard Tekpetey descontou aos alviverdes logo aos 22, mas mesmo o tempo restante não permitiu o empate.

Na terceira fase da Champions, os eliminados da Rota da Liga entram direto na fase de grupos da Liga Europa, enquanto os derrotados da Rota dos Campeões ainda disputam a última fase preliminar do torneio secundário. Serão mais cinco partidas pela terceira fase nesta quarta-feira. Abaixo, os resultados:

Rota dos Campeões

Ludogorets 1×2 Dinamo Zagreb
Sheriff Tiraspol 1×2 Viktoria Plzen
Maccabi Haifa x Apollon Limassol
Qarabag x Ferencváros
Bodo/Glimt x Zalgiris Vilnius
Estrela Vermelha x Pyunik Yerevan

Rota da Liga

Benfica 4×1 Midtjylland
Union Saint-Gilloise 2×0 Rangers
Monaco 1×1 PSV
Dynamo Kiev x Sturm Graz

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo