Champions League

Cenk Tosun destoa na campanha brilhante do Besiktas, com 100% de aproveitamento na Champions

Não é de hoje que o Besiktas vem merecendo atenção. Os bicampeões turcos fizeram bom papel na última temporada europeia. E em um grupo que se prometia equilibrado nesta Liga dos Campeões, fecharam o primeiro turno sobrando. As Águias permanecem com 100% de aproveitamento na campanha, acumulando três vitórias, duas delas fora de casa. Nesta terça, foi a vez de surpreender o Monaco, dentro do Estádio Louis II. Triunfo de virada por 2 a 1, em que o artilheiro Cenk Tosun teve participação fundamental. O camisa 9 balançou as redes duas vezes, deixando os alvinegros a um passo das oitavas de final da Champions – que não alcançam desde 1986/87, no antigo formato da competição continental.

Em um jogo equilibrado, no qual os dois times criaram boas chances, o Besiktas teve um gol anulado indevidamente, precisando correr atrás do prejuízo. O Monaco abriu o placar aos 30 minutos, graças a ótima jogada de Radamel Falcao García, passando pela marcação e concluindo com categoria. Quatro minutos depois, já sairia o empate dos turcos. Cruzamento perfeito de Ricardo Quaresma, que Tosun completou para as redes. Já na volta do intervalo, os visitantes consumaram a vitória no principado. Na sobra de uma bola na trave de Tolgay Arslan, Ryan Babel passou para Tosun fechar a contagem. Apesar da tentativa de reação, os monegascos precisariam aceitar o revés.

Autor de um voleio espetacular na última Liga dos Campeões, Cenk Tosun é um jogador que se transformou no ciclo atual do Besiktas. O atacante de 26 anos nasceu na Alemanha e começou no Eintracht Frankfurt, antes de se mudar à Turquia, defendendo o Gaziantepspor. Fez boas temporadas nos rubro-negros, até chamar atenção do Besiktas em 2014. Ainda assim, era um mero figurante em Istambul. Por vezes escalado na ponta, ajudava a compor elenco, se destacando um pouco mais na conquista da Süper Lig em 2015/16. Mas nada comparado com a reviravolta que viveria a partir da temporada passada.

Jogando ao lado de Vincent Aboubakar na linha de frente do Besiktas, Cenk Tosun descobriu a sua veia artilheira. O atacante anotou 20 gols na Süper Lig, combinando presença de área e precisão nas finalizações. Além disso, o passado como ponta auxilia na mobilidade, apesar do bom porte físico. Transformou-se em uma arma letal aos alvinegros, que continua fazendo a diferença nesta temporada. O camisa 23 já tinha marcado um dos gols na vitória sobre o Porto e também deu uma assistência diante do RB Leipzig. Até acabar com o Monaco nesta terça.

A situação do Besiktas na Champions é bastante confortável, ainda mais considerando que o clube disputará dois de seus últimos três jogos na Vodafone Arena. Uma vitória a mais carimbará a classificação, independentemente dos outros resultados, e até um empate pode já ser suficiente. O Monaco, por sua vez, tem um panorama bem mais delicado, precisando correr atrás dos pontos perdidos contra RB Leipzig e Porto. Na lanterna, os monegascos estão três pontos atrás dos Touros Vermelhos, vice-líderes depois dos resultados desta terça.

Ainda sem Timo Werner entre os titulares (o atacante entrou nos 15 minutos finais), o Leipzig bateu o Porto por 3 a 2 na Red Bull Arena e chegou aos quatro pontos. Jean-Kevin Augustin brilhou no comando de ataque e Naby Keita fez a diferença no meio – enquanto o goleiro Jorge Sá, que deixou Iker Casillas no banco, não transmitiu qualquer segurança na meta portista. Os alemães despontam momentaneamente como favoritos à segunda vaga, considerando que são os únicos que não precisarão mais lidar com a pressão da torcida alvinegra em Istambul.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo