Champions League

Bodo/Glimt e Estrela Vermelha frustram os contos de fadas da Champions, amassando Zalgiris e Pyunik

As presenças de Zalgiris Vilnius e Pyunik Yerevan eram as surpresas nesta fase da Champions, mas não devem ir além

A terceira fase preliminar da Champions League possui classificações encaminhadas desde as partidas de ida. Se os sucessos de Zalgiris Vilnius e Pyunik Yerevan nas etapas anteriores pareciam um sonho, os dois times tomaram um choque de realidade nesta quarta-feira. Os lituanos tomaram de 5 a 0 na visita ao Bodo/Glimt na Noruega, mesmo placar que seria aplicado pelo Estrela Vermelha diante dos armênios em Belgrado. Vale lembrar que os times que chegaram até essa fase da Champions estão garantidos, pelo menos, nos grupos da Conference League – graças ao sistema de repescagem. Serão participações inéditas para Zalgiris e Pyunik.

O Bodo/Glimt facilitou sua vitória num intervalo de três minutos, com os dois primeiros gols aos 33 e aos 36 da etapa inicial. Hugo Vetlesen marcou de pênalti e Amahl Pellegrino ampliou depois de uma assistência deslumbrante de Ulrik Saltnes. A situação ficou mais tranquila quando Lars-Jorgen Salvesen marcou o terceiro, aos oito do segundo tempo, em chute colocado após bola roubada no ataque. E Marius Hoibraten faria o quarto com mais três minutos, de cabeça. A pá de cal ficou para Runar Espejord, nos acréscimos, melhorando uma parada que já soava resolvida.

O mesmo placar de 5 a 0 seria aplicado pelo Estrela Vermelha contra o Pyunik Yerevan, com um show do ponta ganês Osman Bukari. Curiosamente, o primeiro gol veio num contra-ataque, em arrancada impressionante de Bukari aos 29. Kings Kangwa aumentou oito minutos depois, só escorando outra jogadaça de Bukari, que entortou duas vezes o marcador. Já o terceiro, teve a retribuição de Kangwa, servindo para Bukari definir no canto. O segundo tempo chegou e Bukari faria mais estrago, com a tripleta aos 25, aproveitando a saída em falso do goleiro. Stefan Mitrovic fechou a contagem aos 32, numa bela jogada individual, antes da finalização precisa. Por fim, Milan Rodic seria expulso com dois amarelos em menos de um minuto, o que não foi problema ao triunfo dos sérvios.

O Maccabi Haifa também goleou. Depois de despachar o Olympiacos, amassaria o Apollon Limassol por 4 a 0 em Israel. Um gol contra de Mathieu Peybernes deu a vantagem parcial para os alviverdes. Durante o segundo tempo, Ali Mohamed El Fazaz aumentou aos nove minutos e o próprio El Fazaz anotou mais um aos 17, logo depois da expulsão de Vukasin Jovanovic entre os cipriotas. O último gol saiu aos 34, com Frantzdy Pierrot.

O Dynamo Kiev continua sua campanha marcante e saiu em vantagem contra o Sturm Graz, com a vitória por 1 a 0. Por conta da guerra na Ucrânia, os alviazuis atuaram em Lodz, na Polônia. O gol surgiu numa jogada bem trabalhada, em que Artem Besedin cruzou para o arremate de Oleksandr Karavaev. Resultado muito bom, considerando que os austríacos criaram um alto número de oportunidades.

O único empate do dia na Champions aconteceu no Azerbaijão, onde o Ferencváros voltou com a igualdade por 1 a 1 diante do Qarabag. Franck Boli marcou primeiro para os húngaros aos 17, no meio de uma enorme confusão dentro da área, com bola na trave e tudo. O empate dos azeris também veio num rebote, aos 34, com a conclusão de Owusu Kwabena.

O dia teve mais quatro partidas pela Conference League. O maior placar se deu com o Viborg, que fez 3 a 0 sobre os faroenses do B36 na Dinamarca. O FSCB (o antigo Steaua Bucareste) derrotou o DAC Dunajska Streda por 1 a 0 na Eslováquia. O Gil Vicente empatou na Letônia contra o Riga por 1 a 1, com destaque para o golaço de Juan Manuel Boselli pelos portugueses. O uruguaio dominou levantando a bola e deu um tirambaço na gaveta sem deixar cair. Por fim, o Gzira United deixa aberta a chance de uma campanha maior, com o favorável 0 a 0 dos malteses na visita ao Wolfsberger na Áustria. A quinta-feira terá mais 28 partidas pela Conference.

Abaixo, os resultados da Champions na rodada da semana:

Rota dos Campeões

Ludogorets 1×2 Dinamo Zagreb
Sheriff Tiraspol 1×2 Viktoria Plzen
Maccabi Haifa 4×0 Apollon Limassol
Qarabag 1×1 Ferencváros
Bodo/Glimt 5×0 Zalgiris Vilnius
Estrela Vermelha 5×0 Pyunik Yerevan

Rota da Liga

Benfica 4×1 Midtjylland
Union Saint-Gilloise 2×0 Rangers
Monaco 1×1 PSV
Dynamo Kiev 1×0 Sturm Graz

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo