Champions League

Barcelona tem João Félix inspirado em goleada tranquila na estreia da Champions

Atacante português marcou dois gols e deu uma assistência na vitória do Barcelona por 5 x 0 em cima do Royal Antwerp

Os mais de 40 mil torcedores do Barcelona presentes no Estádio Olímpico viram uma grande atuação do time catalão nesta terça-feira (19). Com três gols no primeiro tempo e dois no segundo, o Barça venceu o Royal Antwerp por 5 x 0 na abertura do Grupo H da UEFA Champions League. João Félix, apenas em seu terceiro jogo pelo clube, foi o destaque com duas bolas nas redes e uma assistência.

O Barça já lidera sua chave, com a mesma pontuação do Porto, mas com três gols a mais no saldo de gols. A partida também marcou a estreia de Lamine Yamal, segundo jogador mais jovem a jogar uma Champions com 16 anos e 68 dias – atrás apenas do alemão Youssoufa Moukoko, pelo Borussia Dormund em 2020, com 16 anos e 18 dias.

João Félix brilha e Barcelona precisa de apenas 22 minutos para acabar com jogo

O técnico Xavi escalou seu já conhecido 4-3-3 que vira 3-2-5 no momento ofensivo. A saída de bola era feita com os dois zagueiros Jules Koundé e Andreas Christensen junto do meio-campista Frankie De Jong, enquanto o lateral-direito João Cancelo atuava como volante ao lado de Gavi. A linha de cinco a frente mostrava Alejandro Balde abrindo o campo pela esquerda e o brasileiro Raphinha com essa função à direita, e Ilkay Gundogan, João Félix e Robert Lewandowski trabalhando por dentro.

Com tanta qualidade de jogadores por dentro, as tabelas entre os jogadores foi o ponto forte no início do jogo. Aos 10 minutos, Gundogan se movimentou, recebeu no meio já tabelando com Lewandowski e tocou para João Felix. O português, dentro da área, driblou Toby Alderweireld e finalizou rasteiro, no contra pé do goleiro Jean Butez, abrindo o placar.

O modesto Royal Antwerp, treinado pelo ex-jogador holandês com passagem pelo Barça, Mark van Bommel, se fechava no 4-4-2 e encontrava muita dificuldade. Não conseguia incomodar o Barça no contra-ataque e se defendia de forma pouco efetiva.

Félix seguia como a referência para as jogadas individuais do clube e recebia com liberdade. De Jong encontrou o português atacandp às costas da defesa adversária e o serviu em profundidade, para outra grande jogada individual, limpando a marcação e cruzando na medida para Lewandowski completar e aumentar a vantagem. O domínio seguiu, com o Antwerp atordoado, e aos 22 minutos viria o terceiro. Baldé fez jogada na esquerda e viu Raphinha aparecer. O brasileiro levou para o mesmo lado, cruzou e viu a bola desviar no lateral Jelle Bataille, tirando totalmente o goleiro Butez.

Com o placar construído, o Barça baixou a intensidade, mas isso não significou uma pressão do Antwerp – muito pelo contrário. A equipe espanhola seguia com a bola, rodava e não conseguiu criar mais boas chances. O goleiro alemão Ter Stegen foi trabalhar pela primeira vez aos 43, em chute de Arbnor Muja facilmente encaixado. Antes do término da etapa inicial, a trama por dentro deu nova chance ao Barcelona, com ótima tabela chegando em Baldé, que bateu na rede pelo lado de fora.

Félix faz mais um e fecha goleada; Yamal quase marca em sua estreia

A etapa final seguiu com o domínio catalão. Em pouco mais de um minuto, o Barça voltou com jogada de Raphinha pela direita, que cruzou para Gundogan dar um leve toque, encaixado pelo goleiro advesário. Com oito minutos, em jogada pela direita, Gundogan e Lewandowski tentaram finalizar, mas a bola sobrou para Gavi, que fuzilou de canhota e colocou o quarto no marcador.

Após o quarto, Xavi começou a pensar nas próximas partidas e decidiu mudar. Saíram De Jong e Gavi para as entradas de Oriel Romeu e do jovem de 20 anos Fermín López. Para tentar algo diferente, Van Bommel fez substituição em atacado: George Ilenikhena, Alhassan Yusuf e Ritchie De Laet vieram para dar novo gás ao time apático.

As mudanças no Royal não melhoraram a equipe e o Barça seguia rodando a bola, encontrando espaços nas laterais também. Foi assim que chegou em Raphinha, que cruzou forte, na segunda trave, para outro gol marcado por João Félix. Na sequência, o assistente brasileiro e o goleador português saíram para aplausos no Olímpico de Barcelona e entraram Ferran Torres e Lamine Yamal.

Yamal quase marcou pouco após entrar, mas parou no goleiro. Se ele fizesse um gol, bateria o recorde de Ansu Fati, outra cria do Barça, que fez seu primeiro tento na Champions com 17 anos e 40 dias.

No fim do jogo, o Barça pressionou e fez Butez trabalhar bastante, mas não ampliou a goleada.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo