Champions League

Como Atalanta e Fiorentina podem dar uma vaga a mais para a Itália na Champions

Caso Atalanta e Fiorentina se classifiquem respectivamente às semifinais de Liga Europa e Conference, a Itália terá uma quinta vaga na Champions League

Sem um vencedor da Champions League desde 2010, a Itália chegou perto de ter um representante campeão três vezes nos últimos 10 anos, mas tanto Juventus como a Inter de Milão acabaram sendo vices de Barcelona (2015), Real Madrid (2017) e Manchester City (2023). Nesta temporada, a situação também não foi boa. Após ver o Milan cair ainda na fase de grupos, Internazionale, Atalanta e Lazio foram eliminadas nas oitavas de final.

Mesmo assim, existe uma possibilidade enorme da Itália conseguir cinco vagas ao invés de quatro para a Champions League a partir da próxima temporada. Tudo depende de Atalanta e Fiorentina, que continuam vivas nas outras competições que estão ocorrendo em 2023/2024.

E como isso pode acontecer? A primeira questão tem a ver com a posição da Itália no coeficiente da UEFA. Terceira colocada na lista geral, que conta os últimos anos, a Itália é a primeira colocada da temporada 2023/2024, com 18.428 pontos, e para conseguir uma vaga, precisa de um time entre os mais bem colocados de uma das competições europeias da temporada.

Classificações de ambos darão vaga a mais

E é aí que entram Atalanta e Fiorentina. Após vencer fora de casa o Liverpool por 3 a 0, existe uma chance enorme do time nerazzurro assegurar nesta quinta-feira (18) uma vaga nas semifinais da Liga Europa, no Gewiss Stadium.

Já a Viola tem grandes chances de ficar no top 4 da Conference League. Após um empate sem gols na primeira partida, agora a equipe italiana enfrentará o Viktoria Plzen no Estádio Artemio Franchi para avançar, e quem sabe se redimir do ano passado, quando perdeu a final da mesma competição para o West Ham.

Probabilidade alta de mais um italiano

Segundo o jornal Gazzetta Dello Sport, há 99,8% de chances de a Itália conseguir uma quinta vaga na Champions League, isso porque, mesmo se a Fiorentina perder, o quinto colocado da Serie A também avançaria caso a Atalanta consiga confirmar a classificação. Se o Liverpool conseguir o inesperado e a Fiorentina avançar, dependeria de outros resultados das três competições europeias, já que com Bayern de Munique e Borussia Dortmund classificados às semifinais da Champions League, essa vaga a mais poderia ficar para um time da Bundesliga.

A possibilidade da Itália conseguir essa vaga é muito alta, já que tanto Atalanta quanto Fiorentina são favoritas em seus duelos. Mais do que a chance de um título, seria também benéfico para o futebol italiano na totalidade, que teria uma oportunidade a mais para voltar ao topo do continente.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo