Alisson critica novo formato da Champions League: ‘Ninguém pergunta aos jogadores’
Antes de Milan x Liverpool, goleiro brasileiro critica suposta falta de consideração da Uefa com os jogadores
Às vésperas da estreia do Liverpool na Champions League 2024/25, Alisson criticou o novo formato do torneio. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), o goleiro brasileiro chamou atenção para o aumento da quantidade de jogos na competição.
— Para os torcedores, é incrível. Mais jogos, grandes times jogando uns contra os outros. É bom que, como jogador, você esteja jogando contra os melhores. Mas estamos aqui para fazer um trabalho. Às vezes, ninguém pergunta aos jogadores o que eles acham de adicionar mais jogos, então talvez nossa opinião não importe. Todo mundo sabe o que pensamos sobre ter mais jogos — pontuou Alisson.
Apesar da crítica, Alisson se disse feliz em retornar à Champions League. Em virtude da campanha decepcionante na Premier League 2022/23, o Liverpool ficou fora da última edição do torneio continental.
De volta ao principal palco do futebol europeu, os Reds esperam repetir a campanha da temporada 2018/2019, quando conquistaram o sétimo título de Champions de sua história.
— Estamos ansiosos para voltar a Champions League. Jogar na Champions é uma das razões pelas quais vim do Brasil para a Europa. Não jogar na temporada passada foi muito difícil — admitiu o goleiro.
Com Alisson à disposição do técnico Arne Slot, o Liverpool enfrenta o Milan nesta terça-feira (17), pela 1ª rodada da ‘nova' Champions. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no San Siro.
O novo formato da Champions League
- 36 clubes foram divididos em quatro potes;
- Primeira fase será em formato de liga, ou seja, sem grupos;
- Cada time fará oito jogos, contra dois times de cada um dos quatro potes — sendo quatro jogos em casa e quatro fora;
- Os oito primeiros colocados avançam direto às oitavas de final, enquanto as equipes da nona posição à 24ª fazem um play-off. Os demais são eliminados de todos os torneios da Uefa;
- Das oitavas em diante, o formato segue o mesmo: partidas de ida e volta, com final em jogo único e sede neutra.
Adversários do Liverpool na Champions
A Uefa sorteou, no último dia 29 de agosto, os duelos da primeira edição da Champions League em novo formato, com 36 equipes e sem grupos.
A entidade máxima do futebol europeu contou com o auxílio de um computador para definir as partidas, que passaram a ser distribuídas em oito rodadas, não mais seis, antes do mata-mata. Dito isso, confira abaixo os adversários do Liverpool nesta fase de liga:
Rivais do Liverpool: Real Madrid (C), RB Leipzig (F), Bayer Leverkusen (C), Milan (F), Lille (C), PSV (F), Bologna (C) e Girona (F).
Início de temporada do Liverpool
Até o momento, o Liverpool só teve compromissos pela Premier League. E pode-se dizer que o saldo é positivo. Afinal, os Reds venceram três das quatro rodadas realizadas (Ipswich Town, Brentford e Manchester United) e ocupam a quarta colocação do certame.
No último sábado (14), a equipe de Arne Slot conheceu sua primeira derrota na temporada. Em pleno Anfield, o Liverpool foi superado pelo Nottingham Forest, por 1 a 0.
Próximos jogos do Liverpool
- Milan x Liverpool — Champions League — 17/09
- Liverpool x Bournemouth — Premier League — 21/09
- Liverpool x West Ham — Copa da Liga Inglesa — 25/09