Celtic vence fora de casa e fica perto da fase de grupos da LC

O Celtic está perto de garantir sua vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O time venceu nesta terça-feira o Helsingborg por 2 a 0 fora de casa, no jogo de ida dos playoffs, última fase preliminar da competição. Com o placar, o time escocês poderá perder por 1 a 0 no jogo de volta, em Glasgow.
Depois de um bom cruzamento de Emilio Izaguirre, o meia Kris Commons acertou um voleio e marcou um golaço, logo a dois minutos de partida. Com o gol tão cedo, o Celtic se deu o direito de jogar com um pouco mais de cautela e, com isso, o time sueco passou a ter um ligeiramente mais posse de bola e tentar mais vezes o gol.
Os dois times se enfrentaram pela chave dos campeões, que permite apenas o cruzamento entre os times que levaram os títulos dos seus países. O Cluj entrou na competição como campeão romeno, enquanto o Celtic representa a Escócia como campeão nacional.
No primeiro tempo, o Helsingborg chutou sete vezes a gol, sendo quatro delas no alvo. Foram cinco chances de gol para os suecos contra apenas uma dos escoceses. O Celtic não se arriscava e dava campo para o Helsingborg, mas marcava muito forte. Tanto que os suecos não criavam chances claras de gol e o time escocês se postava para armar contra-ataques.
Em uma jogada de bola parada, o Celtic chegou ao segundo gol. Cobrança de escanteio do lado direito que encontrou o atacante grego Giorgios Samaras, que subiu bem e tocou para tirar do goleiro e ampliar o marcador para 2 a 0, aos 30 minutos. Pouco depois, o mesmo Samaras teve em seus pés uma grande chance em um contra-ataque de frente para o gol, mas perdeu ao tocar para fora.
Apesar de não ter jogado para um placar tão tranquilo, o Celtic leva uma vantagem grande para Glasgow, na próxima quarta-feira.