Europa

Kyogo assombra o Rangers mais uma vez e Celtic se isola na liderança do Campeonato Escocês

Japonês Kyogo Furuhashi marca pela sétima vez em 11 participações no Old Firm e Celtic abre vantagem para o Rangers na liderança

Faltando pouco para o fim da fase inicial do Campeonato Escocês, Celtic e Rangers se encontraram neste sábado (30) para mais uma edição muito importante do Old Firm Derby. E jogando em casa, quem levou a melhor foi o Celtic, que venceu por 2 a 1, com gols de Paulo Bernardo e Kyogo Furuhashi para os mandantes e James Tavernier diminuindo já no final da partida.

Com a vitória, o Celtic chegou a 51 pontos, contra 43 do Rangers, garantindo que segue na liderança mesmo se o rival vencer os dois jogos a menos que ainda tem por fazer no torneio.

Vale lembrar que a liga escocesa é dividida em três fases:

  • 1 a 22ª rodada: as 12 equipes jogam em turno e returno;
  • 23ª a 33ª rodada: as 12 equipes jogam em turno;
  • 34ª a 38ª rodada: as equipes se dividem em dois grupos de seis, com as seis primeiras disputando o título e vagas europeias, e as seis últimas brigando contra o rebaixamento.

Celtic abre o placar após pressão; Rangers dá sustos no fim do primeiro tempo

O jogo começou com oportunidades para os dois lados e os goleiros foram exigidos bem cedo. Pelo lado do Celtic, Kyogo passou por Connor Goldson e bateu para defesa de Jack Butland. Pouco depois, Ross McCausland ganhou no lado direito e chutou cruzado. Joe Hart espalmou e o rebote foi para o meio da área, mas Todd Cantwell não conseguiu aproveitar.

Não demorou muito para que o Celtic tomasse o controle das ações. Dois cruzamentos passaram pela cara do gol, mas Kyogo e Daizen Maeda não chegaram para desviar para o gol. Em seguida, Paulo Bernardo recebeu na entrada da área e bateu na rede pelo lado de fora.

O gol do Celtic vinha esquentando e finalmente saiu aos 24 minutos. Após escanteio cobrado na área, a defesa do Rangers afastou mal e a bola caiu no pé de Paulo Bernardo, que chutou forte para vencer Butland e inflamar a torcida no Celtic Park.

A melhor chance do Rangers no primeiro tempo veio em um lance confuso. A defesa do Celtic apenas olhou uma bola lançada e McCausland apareceu na entrada da área de frente para Hart. O ponta demorou para chutar e teve a tentativa bloqueada enquanto Cyril Dessers era uma opção de passe completamente desmarcada. Hart ainda foi forçado a fazer mais uma defesa em chute de McCausland antes do árbitro apitar o fim da etapa inicial.

Kyogo marca (de novo), mas Rangers apertam no fim mesmo com um a menos

Logo no início do segundo tempo, um dos principais nomes do Celtic e da rivalidade nos últimos anos deixou sua marca. Kyogo Furuhashi dominou na entrada da área, cortou para a perna esquerda e acertou um belo chute no ângulo de Jack Butland. Foi o sétimo gol do japonês em 11 clássicos contra o Rangers.

Os visitantes tentar ir ao ataque após sofrerem o segundo gol, mas o esforço acabou causando problemas. Em um contra-ataque do Celtic, Leon Balogun derrubou Maeda e foi expulso, deixando o Rangers com dez jogadores em campo.

Tudo parecia destinado a uma vitória tranquila do Celtic, até que Maik Nawrocki derrubou Dessers na entrada da área faltando dois minutos para o fim. James Tavernier apagou o desempenho ruim nas bolas paradas durante a partida com uma cobrança de falta perfeita para colocar o Rangers no jogo.

Aproveitando os oito minutos de acréscimo (que viraram dez), o Rangers colocou pressão, principalmente tentando achar Tavarnier na direita, mas a defesa do Celtic segurou o ímpeto do rival para garantir mais uma vitória no clássico.

Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo