Europa

Campeão com folga

Uma campanha até agora impecável. Dezenove vitórias e sete empates em 26 partidas. O melhor ataque, com 55 gols. A melhor defesa disparado, com 17. Esta é, até agora, a campanha invicta do Rosenborg, que ao vencer, fora de casa, o Molde por 2-0 no último dia 27 de setembro, garantiu seu 21º título nacional.

Enquanto o Rosenborg brilha, o Lyn afunda cada vez mais. Depois de ver o tabu do fantasma quebrado com categoria pelo Valerenga, que goleou por 4-1, o clube de Oslo acumula apenas duas vitórias em 26 jogos, e está virtualmente rebaixado – isso se não se licenciar do futebol devido aos problemas financeiros.

Na luta pelas vagas nas competições europeias, o Molde tem 47 pontos na vice-liderança, enquanto o Stabaek tem 44 e o Brann 40, a quatro rodadas do fim do torneio.

Finlândia: duas rodadas para o fim

Faltam duas rodadas para o término da Veikkausliiga 2009, e três clubes ainda têm chances de título. O HJK, líder, tem 50 pontos e venceu suas últimas cinco partidas. O clube de Helsinki enfrenta no dia 04 o Inter Turku (6º, 36 pontos) fora de casa, e na última rodada recebe o Jaro (10º, 28 pontos).

Na vice-liderança, com 47 pontos, está o TPS, que visita o MyPa (9º, 30 pontos) e recebe o Honka nos seus dois últimos jogos. O Honka é o terceiro colocado, com 45 pontos. O clube recebe o vice-lanterna RoPS (16 pontos) na próxima rodada, e na rodada final, pode terminar morrendo abraçado com o TPS e vendo a festa do HJK.

Na artilharia do campeonato, domínio do Honka, que tem o líder Hermanni Vuorinen, com 15 gols, e o vice, Jami Puustinen, com 11 (este empatado com Timo Furuholm, do Inter).

Dinamarca: Esbjerg assume a liderança

O campeonato dinamarquês anda um tanto imprevisível. O AGF, que chegou a liderar nas primeiras rodadas, agora está apenas em sexto lugar. O Kobenhavn cresceu de produção e já está em terceiro, mas o surpreendente líder é o Esbjerg, com 23 pontos em dez rodadas. Nono lugar na temporada passada, o clube de Esbjerg venceu suas últimas cinco partidas no atual campeonato, e seu elenco é uma verdadeira multinacional escandinava, com representantes da Finlândia, Suécia e Islândia, além de um canadense e um nigeriano. O treinador é Ove Pedersen.

Na última rodada, o Esbjerg passopu pelo AGF por 3-2, e seu próximo adversário é o FC Copenhagen, fora de casa. Caso vença e o OB, vice-líder, não derrotar o quarto colocado Aalborg, o Esbjerg pode abrir uma boa vantagem e ficar, ao menos por uma rodada, tranquilo na liderança.

Suécia: AIK segue na frente a cinco rodadas do fim

A torcida do AIK ficou duplamente feliz na última rodada da Allsvenskan 2009. A vitória de 2-1 sobre o rival Djugarden manteve o clube na liderança do campeonato, com 50 pontos em 25 jogos, e ainda manteve o rival na zona de rebaixamento, com apenas 19.

Já o IFK Göteborg, vice-líder com 47, foi derrotado pelo Kalmar, quarto colocado com 45 pontos, enquanto o Elfsborg, terceiro com 46, venceu o Halmstad.

A rodada deste final de semana apresenta um confronto decisivo entre Elfsborg e AIK. Caso os aurinegros vençam, podem disparar na liderança e ainda deixar um adversário direto com poucas chances de título. O IFK recebe o GAIS, 11º colocado, e deve vencer com facilidade. O mesmo vale para o Kalmar, que enfrenta um desesperado Örgryte, que depois de uma leve subida de produção, perdeu seus últimos três jogos e voltou para a lanterna.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo