Blatter alegou “dores no peito” e início de julgamento sobre caso de corrupção na Fifa acabou adiado
Blatter e Platini serão julgados por apropriação indébita de fundos da Fifa, o que pode gerar até cinco anos de prisão
A justiça suíça deveria iniciar nesta quarta-feira os julgamentos de Joseph Blatter e Michel Platini sobre os casos de corrupção envolvendo ambos na gestão da Fifa. Porém, a audiência acabou adiada depois que Blatter “apresentou um atestado médico”. O ex-dirigente de 85 anos foi até a corte, mas alegou sentir dores no peito e, com dificuldades para respirar, “não conseguiria falar”. As autoridades suíças, então, preferiram postergar os prazos e ele prestará seu depoimento nesta quinta.
Blatter e Platini são acusados de apropriação indébita de fundos, ao organizarem ilegalmente um pagamento de £1,6 milhão junto à Fifa em 2011. Os dois antigos dirigentes negam as participações e afirmam que existia um acordo verbal para que Platini recebesse esse dinheiro, relativo a um serviço de consultoria prestado para a Fifa entre 1998 e 2002. Os advogados também tentaram transferir o julgamento para um tribunal local ou então rejeitar o pedido da Fifa para recuperar o dinheiro, sem sucesso em ambos os pedidos.
As últimas aparições públicas de Blatter indicavam como a saúde do ex-presidente da Fifa está debilitada. Nesta quarta, o cartola chegou amparado por sua filha ao tribunal, embora tenha feito questão de falar com a imprensa: “Eu sei que não fiz nada contra a lei. Minha vida foi o futebol, por 45 anos na Fifa”. Já Platini manteve o discurso e afirmou que “agiu com a maior honestidade”.
O veredito está previsto para 8 de julho. A pena para Blatter e Platini será de até cinco anos de prisão. Blatter está banido do futebol até 2027, mas não chegou a ser preso como outras figuras envolvidas com o Fifagate. Já Platini, que também não chegou a ser preso, está banido de atividades relativas ao esporte até 2023.



