Europa

Como joia sueca fez Barcelona ficar ‘muito decepcionado’ por tomar chapéu do Tottenham

Culés queriam reforçar meio-campo, mas foram atravessados por time londrino

Reforçar o meio-campo era um dos objetivos do Barcelona no início da temporada. O time teve três baixas no setor no meio do ano passado, com as saídas de Gündogan, Sergi Roberto e Oriol Romero e precisava de um novo nome.

Os Culés até miraram e se aproximaram de fechar com a joia sueca Lucas Bergvall, que chegou a visitar a cidade. No fim, no entanto, tomaram um chapéu do Tottenham.

Os Spurs o contrataram por apenas 10 milhões de euros (à época R$ 53 milhões), o que deixou o clube catalão “muito decepcionado“, como contou Bosse Andersson, diretor do Djurgardens, ex-time do meio-campista.

— Lucas é um jogador de futebol interessante e talentoso. Tivemos o privilégio de discutir com um dos maiores clubes de futebol da Europa, o Barcelona, ​​que estava interessado. Acho que os catalães ficaram bem surpresos, porque você não vai a Barcelona só para olhar, para comer petiscos e ver se é bom. Acho que eles ficaram muito decepcionados por ele ter escolhido o Tottenham — disse Andersson em participação no talk show da apresentadora sueca Carina Bergfeldt.

Lucas Bergvall comemora gol do Tottenham
Lucas Bergvall comemora gol do Tottenham (Foto: Imago)

O executivo acredita que o jovem acertou em sua escolha de se mudar para Londres.

— Mas a decisão em si foi a certa porque ele se tornou um jogador estabelecido da Premier League. Todos os treinadores e todo mundo fala dele como um jogador fantástico, e ele acabou de fazer 19 anos — completou.

A trajetória de Bergvall no Tottenham até aqui

O garoto, que completou seu 19º aniversário no último mês, estreou pelos Spurs logo na abertura da atual Premier League, atuando por 12 minutos no empate contra o Leicester. Porém, o início de sua passagem ficou marcado pelos poucos minutos em campo, jogando mais pelo time reserva das copas, e com muitos jogos no banco de reservas no Campeonato Inglês.

A virada de chave vem especialmente a partir de dezembro do ano passado. Com uma série de lesões, o técnico Ange Postecoglou é obrigado a usar mais o jovem. Até o último mês de 2024, ele não tinha completado uma partida inteira pelo Tottenham. Desde lá, já são dez jogos em que atuou por 90 minutos.

Nos poucos minutos na Liga Europa, já tinha dado uma assistência contra o Ferencváros e sofrido um pênalti frente ao AZ. Já no período em que ganhou mais tempo em campo, participou de outro passe para gol frente ao Elfsborg.

A primeira e única bola na rede até aqui de Bergvall foi em momento decisivo. Pela ida da semifinal da Copa da Liga Inglesa, o meio-campista marcou o gol solitário da vitória por 1 a 0 sobre o gigante Liverpool. Infelizmente para o sueco, os Spurs tomaram quatro na volta.

Números da primeira temporada de Bergvall no Tottenham:

  • 38 jogos (19 como titular), um gol e três assistências

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Antes dos Spurs, joia sueca já chamava atenção

Revelado pelo Brommapojkarna (que também revelou Kulusevski, hoje no Tottenham), Bergvall durou só uma temporada na equipe e logo se mudou para o Djurgardens por apenas 900 mil euros (R$ 5 milhões na cotação de hoje), em 2023.

Naquele mesmo ano, o meia apareceu na lista de um dos melhores talentos do mundo pelo jornal “The Guardian”.

Sempre tratado como uma joia, ele recebeu a valorização da seleção sueca desde muito cedo. O jovem passou do sub-15, em 2021, até o selecionado principal, já em 2024. Inclusive, neste momento, Lucas está a serviço de seu país para os jogos contra Luxemburgo pela Liga das Nações.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo