Europa

As baixas do Rangers

A fase do Rangers não é boa. Perdeu o artilheiro Kenny Miller na última janela de transferência. Se complicou na Liga Europa na quinta-feira passada ao empatar com o Sporting em 1 a 1 no estádio Ibrox, pelo jogo de ida da fase 16-avos. No domingo, perdeu por 3 a 0 para o rival Celtic pelo Campeonato Escocês, onde é vice-líder, com 56 pontos, oito a menos que os Bhoys – que estão com duas partidas a mais, pelo menos.

Por causa desses acontecimentos, o Rangers já confirmou que o treinador Walter Smith será substituído no fim da temporada pelo assistente Ally McCoist. Smith está no cargo desde 2007 e conquistou o Campeonato Escocês de 2009 e 2010. Antes ele também havia treinado a equipe de 1991 a 98 e venceu sete Premier Leagues.

McCoist, que era o auxiliar de Walter Smith desde 2007, é um ídolo nos Gers. Maior artilheiro da história do clube com 355 gols em 15 anos (1983-1998) de Rangers. Ajudou o time de Glasgow na conquista de dez Campeonatos Escoceses. Esse é o legado de Ally McCoist no Rangers. Um dos jogadores mais importantes do Rangers é a esperança de colocar mais troféus na sala de conquistas do clube. “Ally McCoist está preparado, conhece a equipe por dentro. Vai ser a estreia como treinador principal, mas estará à altura”, opinou Walter Smith.

“Foi uma honra vestir a camisa do Rangers durante a minha carreira de futebolista. Ser confirmado como treinador principal é como um sonho se tornando realidade. Estou muito satisfeito por prosseguir o trabalho dele e vou fazer tudo o que puder para trazer mais sucesso ao clube”, afirmou McCoist.

Enquanto Smith permanece no cargo, ele não terá tranquilidade. Isso porque o Rangers não poderá contar com Steven Naismith, meio-campista que, às vezes, atua também como atacante. O jogador da seleção escocesa está com uma lesão na coxa e deverá desfalcar os Gers de duas a três semanas. Se a equipe já estava com o vazio no ataque depois da venda de Kenny Miller, agora a equipe terá um desafio ainda maior com a ausência de Naismith, autor de seis gols e  de quatro assistências na Premier League desta temporada, por algumas semanas.

A pressão fica ainda maior nas costas de El-Hadji Diouf, Vladimir Weiss e Nikica Jelavic. O atacante senegalês ainda não apresentou o seu melhor futebol com a camisa do Rangers. Desde que chegou ao clube escocês, Diouf jogou cinco vezes, incluindo os jogos de LE e Copa da Escócia, e ainda não marcou.

Como se previa, o clube sente a ausência de Kenny Miller, autor de 21 gols em 18 jogos do Campeonato Escocês nesta temporada. Caso o Rangers ainda queiram reverter a vantagem do Celtic, Walter Smith terá que quebrar a cabeça durante os seus últimos meses nos Gers. E torcer para que Diouf, Weiss e Jelavic levem a equipe às vitórias nos próximos jogos.

Na Liga Europa…

Um empate em 1 a 1 em casa com o Sporting pela fase 16-avos da Liga Europa não foi bom para os escoceces. Tanto que o próprio treinador dos Rangers afirmou que ficou desapontado com o resultado.

Vindo de uma má semana e não tendo saído com uma boa vantagem no Ibrox, Walter Smith disse que não perdeu as esperanças na competição europeia. “Uma equipe responsável e profissional tem que se recuperar sempre, temos que reagir, ou seja, espero recuperar da derrota do fim de semana, até porque queremos fazer uma boa temporada e está nos nossos planos continuar na Liga Europa”, disse o treinador.

Para motivar os seus jogadores, Walter Smith relembrou a vitória por 2 a 0 sobre o Sporting em Lisboa nas quartas de final da Copa da Uefa de 2008. Como o jogo de ida tinha terminado 0 a 0, os escoceses atingiram as semifinais. “A vitória de 2008 pode servir para atenuar os receios dos jogadores. As equipes mudaram muito desde então, mas nós esperamos fazer um resultado tão bom como esse.”

Caso o Rangers não se classifique para as oitavas de final da LE, isso não significará apenas a queda dos Gers, mas também a ausência de um time britânico (excluindo os ingleses) em uma competição europeia.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo