Arsenal x Barcelona não teve clima de amistoso e fez Raphinha quebrar maldição
Raphinha fez gol de falta, algo que não acontecia desde Messi em 2021 para o Barcelona, em derrota para o Arsenal num amistoso nos Estados Unidos

Arsenal e Barcelona se enfrentaram na madrugada desta quinta-feira (27) pelo Soccer Champions Tour, torneio de pré-temporada disputado por alguns grandes times da Europa nos Estados Unidos. Só faltou que alguém avisasse que era amistoso, porque o jogo teve elementos de um jogo de competição oficial, com vitória do time inglês por 5 a 3, pênalti perdido, emoção, confusão envolvendo o zagueiro Ronald Araujo e um feito marcante do atacante brasileiro Raphinha.
Barcelona quebra maldição de gols de falta
O último gol do Barcelona a partir de cobrança de falta direta tinha sido em 2 de maio de 2021, quando Messi marcou contra o Valencia. Messi passou pelo PSG, já está se divertindo nos Estados Unidos e só agora o time espanhol voltou a marcar desse jeito.
O gol veio dos pés de Raphinha e teve uma ajudinha generosa de Odegaard, que estava na barreira e na tentativa de desviar da bola acabou tirando as chances de defesa de Ramsdale. O gol saiu aos 34 minutos do primeiro tempo do amistoso, quando o Barça abriu 2 a 1 no placar.
Off the wall.
Left corner.
Nothing but net. pic.twitter.com/WpglFtFSoi— FC Barcelona (@FCBarcelona) July 27, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Saka perdeu pênalti no primeiro tempo
Lewandowski abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo depois de uma jogadaça do marroquino Ezzalzouli, que correu mais que todo mundo do lado esquerdo do ataque e tocou no meio da área. Raphinha chutou, mas o gol só saiu na sobra, dos pés do polonês. Saka empatou seis minutos depois, aproveitando uma indecisão de Christensen, mas perdeu a chance de virar o placar aos 20, num pênalti cometido por Ronald Araujo. Na tentativa de tirar de Ter Stegen, Saka chutou para fora.
Gundogan estreia pelo Barcelona
Apresentado como reforço do Barcelona há dez dias, vindo de sete temporadas no Manchester City, Gundogan estreou pelo novo time nesta quinta-feira. Escalado por Xavi como titular numa trinca de meio-campistas com Oriol Romeu e Pedri, atrás do trio Ezzalzouli, Raphinha e Lewa, jogou todo o primeiro tempo do amistoso.
Ronald Araujo protagoniza confusão
Pouquinho tempo depois de Raphinha marcar o segundo gol do Barça, Ronald Araujo reclamou de receber um cartão amarelo de forma dura com o árbitro. Ele deu uma tesoura em Havertz perto da linha lateral e quando o árbitro marcou falta segurou a bola e deu um chutão para o alto. Depois que tomou o cartão, chegou perigosamente perto do rosto do árbitro e foi feita aquela rodinha em torno do lance clássica.
Don Ronald Araujo. ⚔️ pic.twitter.com/8fmNUNoF8S
— Marc Gironès (@marcgironess) July 27, 2023
Havertz, Trossard, Ferran Torres e Fabio Vieira marcam
Havertz marcou o segundo gol do Arsenal, e segundo dele com a camisa do Arsenal, ainda no primeiro tempo, mostrando que essa posição de meia-atacante em que Mikel Arteta tenta encaixá-lo pode ser uma boa. Trossard virou o jogo aos 11 minutos da etapa complementar, aumentou a vantagem aos 34, viu Ferran Torres diminuir aos 43 e, por fim, comemorou a vitória com o gol do garoto Fabio Vieira já no último minuto do amistoso: 5 a 3.
— Arsenal (@Arsenal) July 27, 2023
A conclusão possível do jogaço é que tanto Arsenal, quanto Barcelona, decidiram colocar no amistoso um clima de jogo competitivo, o que animou os torcedores que compareceram em bom número ao SoFi Stadium e até tiveram que esperar alguns minutos pelo apito inicial porque o time inglês ficou preso no trânsito de Los Angeles.
Brasileiros em campo
Gabriel Magalhães e Gabriel Jesus foram titulares do Arsenal contra o Barcelona, enquanto Raphinha saiu jogando pelos espanhóis. No segundo tempo, o time inglês lançou Gabriel Martinelli e o naturalizado italiano Jorginho. Marquinhos não saiu do banco.
Próximos jogos do Soccer Champions Tour
- Juventus x Milan – 27/7 (quinta-feira), às 23h30 (de Brasília)
- Barcelona x Real Madrid – 29/7 (sábado), às 18h
- Milan x Barcelona – 1º/8 (terça-feira), às 22h
- Juventus x Real Madrid – 2/8 (quarta-feira), às 21h30