Europa

Albânia: Dinamo fica com o título mesmo

O Dinamo Tirana conquistou seu 18º título do campeonato albanês, mesmo tendo perdido cinco dos últimos seis jogos que fez, tendo vencido pela última vez no dia 07 de março, quando fez 1×0 no Gramozi Ersekë. O título veio mesmo com uma derrota em casa para o Teuta, por 2×1. Como o rivall KF Tirana perdeu pelo mesmo placar para o Laçi, surpresa da temporada, o título ficou com o Dinamo, que agora tem 58 pontos, inalcançável na frente.

Ainda há, faltando duas rodadas para o fim do campeonato, uma boa disputa pelas duas vagas para a Liga Europa, que vão para o segundo e terceiro colocados. O Besa Kavajë tem 50 pontos, dois a mais que Laçi e KF Tirana. O Besa ainda tem chance de conseguir uma vaga para a LE caso conquiste a Copa da Albânia, a qual disputa a final contra o Vllaznia, no dia 09 de maio.

Na briga contra o rebaixamento, o Gramozi já caiu, com apenas 23 pontos. O Apolonia Fier, com 38, briga com Teuta Durrës e Kastrioti Krujë, ambos com 39, para não ser rebaixado diretamente, enquanto o Skënderbeu Korcë, com 41, é o primeiro completamente salvo. Os dois últimos são rebaixados diretamente, enquanto o nono e o décimo colocados disputarão um playoff de acesso e descenso contra o terceiro e quarto colocados da segunda divisão.

Malta: Birkirkara é campeão

Com uma vitória por 1×0 sobre o Tarxien Rainbows, o Birkirkara conquistou pela terceira vez o campeonato maltês – as outras conquistas foram em 2000 e 2006. O clube do maior distrito da ilha de Malta conquistou o título de forma irrepreensível, ficando invicto na fase final do torneio, quando o campeonato foi dividido em duas chaves. Nas nove partidas até agora, os campeões venceram oito e empataram uma, chegando aos 45 pontos, quatro a mais que o vice-líder Valletta.

No Valletta, destaque para Gilbert Agius, que chegou a 400 jogos na liga local na partida do último dia 29 de abril, na qual seu time venceu o Qormi por 2×1. Com 556 partidas ao todo e 236 gols pelo clube, Agius defendeu o Valletta por quase toda a carreira, que começou em 1990, contra o Sliema Wanderers. Apenas na temporada 2001-2002 o jogador esteve fora, defendendo os italianos do Pisa.

Agius, que tem mais um ano de contrato com o clube, não pensa em parar de jogar. “Estou com 36 anos, bem, e ainda tenho muito a fazer pelo clube que amo”, disse.

Cazaquistão: Tobol é a surpresa das primeiras rodadas

Sete rodadas foram jogadas no campeonato cazaque 2010, e a surpresa do torneio é a presença do Tobol Kostanay na liderança, com 17 pontos e ainda invicto.

Dirigido pelo russo Ravil Sabitov, ex-técnico do Khimki e do Torpedo Moscou em sua terra natal, o Tobol quer, desesperadamente, escapar da pecha de eterno vice-campeão: já foram sete segundos lugares na curta história da liga cazaque.

O grande destaque do time é o atacante Nurbol Zhumaskaliyev. Aos 28 anos, Nurbol tem quase 300 jogos pelo clube, e mais de 50 pela seleção nacional. Segundo o técnico Sabitov, “ele é um exemplo total de profissionalismo e dedicação ao clube, e conto com ele rumo ao título”.

Enquanto o Tobol é a surpresa, o Lokomotiv Astana é a decepção do torneio por enquanto. O clube está na décima colocação, com apenas sete pontos. E o Aktobe, atual campeão, é o quarto, com 11.

Moldávia: Sheriff a um empate do decacampeonato

O Sheriff Tiraspol está a apenas um ponto de conquistar o decacampeonato nacional. Líder absoluto do torneio com 69 pontos, quinze a mais que o Iskra-Stal, o Sheriff enfrenta, neste domingo, -02 de maio, o Academia UTM, sexto colocado com 39 pontos, fora de casa. Já o Iskra visita o CSCA Rapid, sétimo colocado com 38 pontos.

Geórgia: Olimpi Rustavi muito perto do título

O Olimpi Rustavi está muito perto do título na Geórgia. Com 72 pontos, está 11 à frente do Dinamo Tblisi, faltando cinco rodadas para o fim do torneio. O Dinamo briga com o Zestapponi pelo vice-campeonato.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo