Europa

Abel Braga na Europa: técnico comandará o Lugano, da Suíça

Ex-treinador do Internacional, Abel Braga assinou contrato de uma temporada com o clube suíço, com opção de extensão por mais um

Abel Braga já tem uma casa nova. O Lugano, da Suíça, anunciou que chegou a um acordo para que o técnico brasileiro assuma o cargo no clube. O contrato é de um ano, com opção de renovação por mais um. Aos 68 anos, Abel volta a trabalhar na Europa depois de 21 anos. Ele trabalhou em Portugal e na França, com seu último trabalho no continente no ano 2000, pelo Olympique de Marseille.

Na Europa, Abel Braga dirigiu o Rio Ave, em 1986; o Famalicão, de 1989 a 1991; o Belenenses, em 1992/93; o Vitória de Setúbal, em 1994; e, por fim, o próprio Olympique de Marseille, em 2000. A sua passagem pelo clube francês acabou sendo desastrosa. Os quatro meses não deixaram saudades nos torcedores. Abel Braga teve uma carreira como jogador muito ligada ao futebol francês. Jogou pelo Paris Saint-Germain de 1979 a 1981, com uma passagem lembrada pelo país.

Além das passagens por Portugal e França, Abel Braga também trabalhou no Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, em duas passagens. Ficou de 2008 a 2011 e depois em 2015. Desde então, retornou ao Brasil para trabalhar pelo Fluminense em 2017 e ficou até 2018. Em 2019, assumiu o Flamengo, mas durou poucos meses no comando do rubro-negro. Embora tenha sido campeão carioca, o time rendia pouco e ele acabou substituído por Jorge Jesus.

Ainda naquele ano, em 2019, Abel Braga assumiu um desafio complicado no Cruzeiro, que caía pelas tabelas lutando contra o rebaixamento. O trabalho não teve sucesso e o clube celeste acabou rebaixado. Em 2020, assumiu o Vasco, clube pelo qual atuou como jogador, de 1976 a 1979. Uma aposta na história, nem tanto pelos trabalhos recentes. No fim, mais uma vez não conseguiu sucesso. Acabou demitido depois de poucos meses.

Com tudo isso, ele foi contratado para ser o treinador do Internacional em 2020, quando o argentino Eduardo Coudet deixou o clube para assumir o Celta, da Espanha. A contratação do treinador, com um histórico vitorioso no Colorado, surpreendeu pelos últimos trabalhos sem sucesso. Ainda assim, Abel Braga conseguiu melhorar o rendimento do time. Brigou pelo título com o Flamengo e só perdeu na rodada final, com o Flamengo ficando com a taça no sufoco.

Havia especulações que Abel Braga poderia ir para Portugal, mas ele aceitou a proposta do Lugano. Ele está aguardando o trâmite burocrático para receber a licença de trabalho. Será o substituto de Maurizio Jacobacci, que terminou a campanha do Campeonato Suíço em quarto na temporada recém terminada, 2020/21. O time ficou fora das vagas de competições europeias. O campeão suíço foi o Young Boys, que vai jogar as fases preliminares da Champions League. O Basel, segundo, e o Servette, em terceiro, jogam a Conference League, nova competição da Uefa.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo