Europa

A Batalha de Copenhague

No primeiro domingo de dezembro, a capital da Dinamarca, Copenhague, parou para assistir mais uma partida entre FC København e Brøndby. Com um nome sugestivo “Slaget om København”, (“A batalha em Copenhague”), o clássico, apesar da falta de estrelas e do momento antagônico vivido pelas equipes, não deixou de ter a natural dose de dramaticidade dos grandes clássicos locais. E lamentavelmente, a metáfora da batalha tornou-se mais real do que deveria, com confrontos entre torcedores nas ruas.

A rivalidade não é muito antiga, já que o FC Copenhague foi fundado apenas em 1992. Atualmente, o FCK com um bom time, participando da Copa da Uefa e de certa forma dominando os últimos campeonatos nacionais, tem deixado o rival 28 anos mais velho para trás. Já o Brøndby faz uma campanha decepcionante e nem de longe tem a força que já mostrou um dia.

A partida foi equilibrada. Se no primeiro tempo o FCK dominou o jogo, mesmo sem seus principais jogadores de meio campo – Rasmus Würst e Grønskjær. As bolas altas lançadas pelo ataque dos “Løverne”, não deram muito trabalho para os zagueiros
Na segunda etapa, o Brøndby mostrou disposição e saiu na frente quando Mark Howard acertou a cabeçada aproveitando o toque perfeito do Kasper Lorentzen. Nos minutos finais, o veterano Marcus Allbäck foi mais uma vez decisivo e garantiu o empate.

Mas, infelizmente, mesmo que o empate em 1 a 1 entre os times não tenha sido ruim para nenhum dos dois, não impediu que algumas cenas de violência tomassem as ruas. “Torcedores” do Brøndby armados com bombas e fogos de artifício deram trabalho à policia. A estação de trem de Vesterport teve que ser fechada e o trânsito foi interrompido em algumas avenidas.

Mesmo com a violência, o clássico foi uma boa forma de encerrar a temporada 2007 da SAS- Ligaen, único campeonato dos paises escandinavos que segue o calendário europeu. O Aalborg ocupa a ponta da tabela com 36 pontos, com apenas dois de vantagem para o FCK; em terceiro lugar, o AC Horsens é a grande surpresa.

Falando nele, Alliance Club Horsens é um clube com pouco mais de uma década e que nas duas ultimas temporadas passou muito perto do rebaixamento. Em 2007, o time comandado por Kent Nielsen, zagueiro da seleção dinamarquesa na conquista da Euro 92, é conhecido como “Den Gule Fare”, (“o perigo amarelo”).
O inicio da temporada foi arrasador, com cinco vitórias nos cinco primeiros jogos . O time que era apontado por muitos como forte candidato a queda, mesmo sem “grandes talentos disponíveis”, se supera a cada rodada e espera manter o sucesso na seqüência da temporada.

A merecida liderança do Aalborg BK, veio com a regularidade. Isso se deve ao técnico Erik Hamrén que mesmo perdendo jogadores importantes no início da temporada, soube dar ritmo à equipe. A repercussão internacional conquistada pela participação na Copa da Uefa, principalmente após a vitória em cima da Sampdoria, também serviu como uma injeção de ânimo aos “Nordjyderne”, mesmo que a classificação não tenha passado nem perto.

O time encerrou 2007 e consolidou a liderança com uma virada histórica. O time perdia por 3 a 0 para o lanterna Lyngby, mas conseguiu a virada por 5 a 3 . Destaque para Jeppe Curth, Rade Prica e Siyabonga Nomveth.

O destaque da Liga em 2007 – entre os jogadores – foi Michael Lumb, do AGF. A jovem revelação, de 19 anos é um zagueiro técnico que já freqüenta as seleções de base do país e que agora aparece no futebol profissional. Se continuar assim, seu destino pode estar longe da cidade de Aarhus.

Se na Liga tudo vai bem, na UEFA…

Dinamarqueses e suecos não foram nada bem na rodada da última semana.

O AaB foi derrotado por 1 a 2 pelo Getafe comandado por Michael Laudrup na Energi Nord Arena, e deu adeus à competição. Ao final da partida, a torcida não poupou a maior lenda de futebol de seu país e gritou: “Laudrup, quanto custou o juiz?”

Com o sueco Helsinborg, a derrota para o Bordeaux foi a gota d água na já desgastada relação do técnico Stuart Baxter com a diretoria dos “Di Röe”. Na despedida não muito amistosa, troca de acusações. Para os dirigentes, uma temporada com brigas, ameaças e caos, para Baxter “o circo já estava pesado”.

Fominha

Martin Andresen, 34 anos, capitão da seleção norueguesa e ex-capitão do Brann, estará no comando do Vålerenga, na Tippenligaen, em 2008. O jogador acertou sua transferência de clube e de cargo e, por enquanto seguirá nos dois papéis. A decisão foi muito discutida e, sobretudo, criticada, já que dirigentes afirmam que Andresen, mesmo antes de oficializar a mudança, já “assediava” alguns jogadores do atual campeão norueguês.

Língua Solta

Nils Arne Eggen, o técnico mais importante da história do Rosenborg,deu uma de fofoqueiro e declinou quais os motivos da demissão de Knut Tørum, mesmo com o time em boa fase na Liga dos Campeões. Para o veterano, Tørum não escalava corretamente seu time e não tinha bom humor. Irônico, já que a “alegria contagiante” não é uma das principais virtudes nórdicas.

Quem se candidata

O presidente da federação finlandesa, Pekka Hämäläinen continua à procura de candidatos que tenham “mentalidade de futebol nórdico, e experiência internacional” para comandar a seleção do país e dar seqüência ao bom trabalho do inglês Roy Hodgson (que se comprometeu a auxiliar o dirigente nesta escolha).

Neste fim de semana, o nome do inglês Stuart Baxter, que deixou o Helsingborg, apareceu com força e a expectativa é que seja confirmado nos próximos dias

Prestígio Brasileiro

Aílton, mesmo em má fase, é alvo de interesse do IFK. O atacante, que foi comprado pelo FCK ao Örgryte, time da Allsvenskan, segunda divisão do país, por 25 milhões de coroas suecas, só marcou três gols em 29 jogos, mas continua sendo cobiçado. Além do Helsingborg também parece ter entrado na briga pelo futebol do brasileiro.

De saída?

O Valência parece ser o destino provável do norueguês em 2008. O treinador Rafa Benítez, em meio às rusgas com os dirigentes do Liverpool, quer manter o volante argentino Mascherano nos Reds, mas para isso parece que terá que se desfazer de alguns de seus comandados. Riise deve mesmo ser negociado.

Promessa

Com apenas 15 anos, Marko Mitrovic deve ser a nova aquisição do Chelsea. O clube inglês teria oferecido 4 milhões de coroas suecas pelo menino, que é comparado ao interista Ibrahimovic e é chamado de “o novo Zlatan”. A trajetória de Marko se assemelha muito a do ídolo. O jogador tem origem bósnia, defende as seleções suecas de base e foi revelado pelo Malmö FF.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo