[Vídeo] Dempsey perdeu a linha com o árbitro, e isso pode lhe custar bem caro
Rivalidades são quentes em qualquer lugar do mundo, mesmo nos Estados Unidos, em que o futebol ainda não tem longa tradição. Em jogo de mata-mata, então, é natural que os nervos fiquem ainda mais à flor da pele, podendo influenciar as atitudes até de um jogador experiente como Clint Dempsey. No duelo de seu Seattle Sounders com o Portland Timbers, que venceu por 3 a 1 na prorrogação e avançou na US Open Cup, o destaque americano perdeu a paciência com a arbitragem, acabou expulso e agora enfrenta a possibilidade de um gancho pesado.
VEJA TAMBÉM: Esta é a tabela da Premier League 2015/16
Ainda no tempo regulamentar, o Seattle Sounders teve seu primeiro expulso, com Evans recebendo o segundo amarelo. Mesmo assim, conseguiu com Oba Oba Martins o empate, aos 39 minutos do segundo tempo, levando o duelo para a prorrogação. Com um a menos, a parada estava difícil para os Sounders, e Wallace, aos dez minutos do primeiro tempo extra, ainda colocou os Timbers à frente. Por mais complicada que a situação parecesse, havia ainda a possibilidade de um empate, mas tudo foi por água abaixo aos oito minutos do segundo tempo extra. O árbitro deu aos Sounders o segundo vermelho, expulsando Azira direto. A ação revoltou Dempsey, e o destaque do Seattle então tomou a caderneta das mãos do árbitro, atirou-a no chão e a rasgou. Acabou expulso também e viu de longe o Timbers fechar o 3 a 1 dois minutos depois.
Como se não bastasse o descontrole e a eliminação, Dempsey poderá ter pela frente uma punição pesada, e isso gerou um debate interessante nos Estados Unidos. Sam Borden, que escreve sobre futebol para o New York Times, chamou a atenção para o fato de que a atitude do jogador do Seattle poderia ser considerada agressão ao árbitro, o que tem punição mínima de três meses prevista no regulamento. Prontamente, a maior figura do futebol norte-americano em todos os tempos, Landon Donovan, se meteu na discussão, externando o lado dos atletas e relevando a atitude de Dempsey, mas sem se fechar para os outros pontos.
Pelo Twitter, Donovan debateu com Borden sobre o caso. “Da perspectiva do jogador, às vezes nós perdemos a calma. Não é uma desculpa, estou apenas explicando que somos humanos também”, escreveu o ex-atleta. Borden respondeu então que achou a reação de Dempsey exagerada, com o que Donovan em seguida concordou. O jornalista depois diz que no caso de Dempsey a punição seria mais um instrumento de ditar um exemplo, e Donovan então responde: “Concordo. Eu deveria ter sido expulso muitas vezes por atormentar os árbitros, e isso deu um péssimo exemplo para jogadores jovens”.
Pela expulsão direta, Dempsey já está suspenso do próximo jogo do Sounders pela US Open Cup, que deverá ficar só para a próxima temporada já que o time foi eliminado da competição. Mas se julgarem a atitude de Dempsey como agressão ao árbitro, o que seria bastante justificável, a pena pode ser de pelo menos três meses afastado de qualquer competição norte-americana, incluindo, é claro, a MLS. Um preço caro que a liga pode estar disposta a pagar -impossibilitando que uma de suas principais estrelas promova a competição estando em campo – para estabelecer um precedente logo no momento em que mais se estabelece internacionalmente.