Rooney: “Messi é o melhor jogador que já jogou este esporte, mas a MLS não será fácil para ele”
Ex-jogador e agora técnico no DC United, Rooney celebra a chegada de Messi à MLS, mas alerta que o craque argentino precisará se adaptar e não será uma jornada fácil

A chegada de Lionel Messi segue causando alvoroço na MLS. Wayne Rooney, ex-jogador e que atualmente é o técnico do DC United, comentou sobre a chegada do argentino, comparou com outras estrelas que atuaram na liga e ainda alertou o ex-jogador do Barcelona que ele precisará se adaptar, porque a liga é diferente das demais.
Rooney tem 37 anos e teve uma carreira enorme como jogador. Depois de surgir bem no Everton, em 2002, se tornou uma lenda do Manchester United, onde atuou de 2004 a 2017. Ele retornou ao Everton, mas foi apenas uma temporada atuando pelos Toffees.
Jogou pelo DC United por um ano e meio, de julho de 2018 a janeiro de 2020, quando voltou à Inglaterra para atuar pelo Derby County. O atacante se aposentou como jogador em janeiro de 2021, quando já era treinador-jogador do Derby County. Continuou como técnico da equipe até junho de 2022. Em julho de 2022, assumiu o comando do DC United.
“Ele é o melhor, simples assim”, afirmou Rooney, em coletiva de imprensa do DC United. “Na minha visão, ele é o melhor jogador que já jogou este esporte, então é por isso que ele é diferente. Obviamente, os torcedores ao redor dele são enormes e comercialmente para a liga eu tenho certeza que será imenso também. É gigantesco para a MLS”.
Rooneya analisou o impacto da chegada de Lionel Messi para a MLS, comparando com outros grandes jogadores que fizeram esse caminho. “Ao longo dos anos, todos vimos o impacto de David Beckham vindo, Zlatan [Ibrahimovic] vindo, jogadores diferentes obviamente do exterior”, disse Rooney. “Trazer Messi para a liga, discutivelmente o melhor jogador de todos os tempos e, ainda que um pouco mais velho, mas recentemente ganhou a Copa do Mundo quase sozinho. Acho que é ótimo para a liga e terá um impacto enorme, tenho certeza que para Miami e para a MLS”.
“Sei que a MLS sempre trouxe jogadores e acho que fará isso de novo. Mostra que a MLS pode competir por eles com ligas que estão tentando crescer no mundo do futebol, o que é positivo porque acho que isso mostra que é uma liga onde os jogadores querem vir, os jogadores querem jogar. É outro enorme passo”, continuou o treinador e ex-jogador.
A empolgação é grande em Miami e na liga como um todo, com razão, mas Rooney alertou. “Eu acho que uma coisa eu irei dizer: não será fácil para ele. A liga é uma liga difícil e não acho que ele virá e vai destruir imediatamente. Acho que ele terá que se adaptar, porque esta liga é um pouco diferente. Não será uma jornada fácil para ele, com certeza”, afirmou Rooney.
Messi jogou pela Argentina contra a Austrália nesta quinta-feira, em amistoso em Pequim, na China, e marcou um gol. Ele entra de férias e só em julho se apresenta ao Inter Miami – isso, claro, quando todos os detalhes do seu contrato forem fechados e ele finalmente ser jogador do clube da Flórida e da MLS.