MLS

Companheiros se derretem por Messi: ‘Permite que outros floresçam’

Era esperado que Lionel Messi causasse um grande impacto no Inter Miami e, mesmo assim, seus dois primeiros jogos foram impressionantes. No primeiro, gol da vitória nos acréscimos contra o Cruz Azul por 2 a 1. No segundo, dois gols e participação nos outros dois gols em uma goleada por 4 a 0. Não por acaso, seus novos companheiros estão derretidos pelo craque.

Robert Taylor foi autor de dois gols pelo Inter Miami contra o Atlanta United, pela Leagues Cup, na última terça-feira (25). Foi um dos principais beneficiados da chegada do argentino, que participou dos quatro gols.

— Sim, quer dizer, ele é o melhor jogador do mundo. Então é isso que ele faz. Todo mundo vê o que ele faz. Ele pode segurar a bola, ele pode fazer tudo com a bola, ele pode manter a posse em espaços curtos, ele toma as decisões certas 100% do tempo. Toda vez que ele tem a bola, eu tento ficar atrás, correr para ele, e na maioria das vezes ele encontra um dos nossos companheiros, com certeza, fazendo a corrida. Então acho que ele traz tanta qualidade para a equipe, tanta — se derrete Taylor ao falar sobre o argentino, agora companheiro de equipe.

— Ele é tão criativo. Acho que ele está permitindo outros jogadores a florescerem. Quero dizer, vimos Robert Taylor vir e marcar mais gols. Estamos vendo mais criatividade indo ao ataque. Então, sendo tão bom quanto ele é, ele está fazendo os jogadores ao seu redor ainda melhores — disse o goleiro do Miami, Drake Callender, que defendeu um pênalti no fim do jogo contra o Atlanta.

Elogio a Busquets: papel fundamental no meio-campo

O goleiro ainda fez questão de elogiar também Sergio Busquets, catalão contratado junto com Messi, e que estreou também no jogo contra o Cruz Azul. Tanto Busquets quanto Messi foram titulares pela primeira vez contra o Atlanta United, em que tiveram mais uma boa atuação.

— Acho que a sua tomada de decisão, sendo capaz de receber e jogar para frente. Mas também sua habilidade de apenas estar na zona central do campo e fazer os passes certos e também providenciar ajuda defensiva — continuou o goleiro Callender.

O técnico Gerard Martino, conhecido como Tata Martino, falou sobre a confiança que esses dois jogadores adicionaram o time.

—O primeiro impacto que o futebol tem, a chegada de Leo e de Busi, acho que adicionou muita confiança (aos companheiros de time). Eles se sentem mais apoiados, eles sentem que a responsabilidade é carregada pelos grandes jogadores. Então, eles estão se sentindo mais liberados para jogar. O time passa bem a bola, circula bem a bola. Há momentos quando o técnico prepara um certo jogo de uma certa forma. Mas esses dois jogadores são tão bons no que eles fazem que eles criam espaço — disse o técnico.

Messi tirou um peso das costas com o título da Copa, diz Martino

Para Martino, Lionel Messi tirou um grande peso das costas com a conquista da Copa do Mundo no Catar, o que o deixou mais leve para jogar. Ele era a grande esperança para a Argentina voltar a ser campeã, depois do título em 1986 com Diego Maradona.

— A grande mudança que Leo teve, tirando esse grande peso que estava nos seus ombros, ele fez com a seleção argentina nos últimos dois anos e isso aparece em tudo: na sua vida no dia a dia, nas suas declarações, no seu modo de encarar cada um dos jogos. Ele é um jogador muito livre e sem dúvida para um jogador de tanto calibre, ser livre envolve começar a ver muito mais desse tipo de desempenho — afirmou Martino.

O Inter Miami ainda pode classificar aos playoffs?

Messi em jogo do Inter Miami contra o Atlanta (Icon Sport)

A Leagues Cup está sendo disputada até o dia 19 de agosto, em um formato similar a uma Copa do Mundo. Quando a MLS retornar, no fim de agosto, o Inter Miami tem uma missão difícil se quiser classificar: com 12 jogos para o fim da fase regular, o time está 12 pontos atrás de uma posição de classificação para os playoffs. Será possível classificar?

Sem Messi, o Inter Miami era dado como carta fora do baralho para os playoffs. Com ele, porém, ninguém duvida de mais nada e o técnico Tata Martino diz que o time irá tentar. O time tem 18 pontos em 22 jogos, em último lugar na Conferência Leste. O DC United, nono colocado, última posição que dá uma vaga no playoff, tem 30 pontos. São muitos pontos para tirar em 12 jogos.

— Como dissemos, iremos tentar. Enquanto tivermos esperança, obviamente iremos elevar os outros dois torneios e este. Já passamos desta primeira fase, veremos quem será o adversário que enfrentaremos na próxima fase. A coisa mais difícil é se classificar aos playoffs, porque estamos quase contra o relógio. Mas certamente iremos tentar — disse Martino.

Eastern Conference
# Seleção J V E D +/- Pontos
1

FC Cincinnati

34 20 9 5 18 69
2

Orlando City SC

34 18 9 7 16 63
3

Columbus Crew

34 16 9 9 21 57
4

Philadelphia Union

34 15 10 9 16 55
5

New England Revolution

34 15 10 9 12 55
6

Atlanta United

34 13 12 9 13 51
7

Nashville SC

34 13 10 11 7 49
8

New York Red Bulls

34 11 10 13 -3 43
9

Charlotte FC

34 10 13 11 -7 43
10

CF Montreal

34 12 5 17 -16 41
11

New York City FC

34 9 14 11 -4 41
12

DC United

34 10 10 14 -4 40
13

Chicago Fire

34 10 10 14 -12 40
14

Inter Miami CF

34 9 7 18 -13 34
15

Toronto FC

34 4 10 20 -33 22
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo