MLS

Após Insigne e Criscito, Toronto amplia a sua colônia italiana com Federico Bernardeschi

O ponta de 28 anos estava livre no mercado ao fim de uma passagem opaca pela Juventus

Alguém da diretoria de futebol do Toronto percebeu “ei, a Itália tem uns jogadores né” e começou a contratar todos que estão dispostos a se mudar ao Canadá. Após Domenico Criscito e Lorenzo Insigne, o clube da Major League Soccer anunciou a chegada de Federico Bernardeschi, ponta direita de 28 anos que estava em fim de contrato após conquistar três scudettos e duas Copas da Itália com a Juventus.

Aquele canhoto que parte da direita para o meio, Bernardeschi estreou entre os profissionais emprestado pela Fiorentina ao Crotone, em 2013, e chegou a ser cotado como uma grande revelação do futebol italiano. De volta ao Artemio Francchi, machucou-se, mas depois emendou duas temporadas importantes, marcando 14 gols na segunda, antes de ser contratado pela Juventus por € 40 milhões em 2017.

Um dinheiro que a Velha Senhora não conseguirá recuperar. Bernardeschi cumpriu os cinco anos de contrato, sem renová-lo, e nunca teve um enorme destaque. Foi aquele jogador que entra e sai do time. Sua temporada mais atuante foi 2018/19, quando fez 39 partidas por todas as competições. Mas apenas 22 foram como titular e, no total, ele ficou 2.206 minutos em campo, o equivalente a 25 jogos completos.

Ele deixa a Juventus com 12 gols e 24 assistências em 183 jogos. Não ajudou ter pegado um período conturbado em Turim, com o fim da era Massimilliano Allegri, as trocas constantes de técnico, de Maurizio Sarri e Andrea Pirlo, e o retorno de Allegri em uma temporada decepcionante. “Ele é um jogador ofensivo que também é conhecido por trabalhar duro pelo time. Um jogador canhoto que fica confortável na ponta direita, mas também pode ser deslocado a uma posição central quando for necessário”, disse o técnico e diretor de futebol do Toronto, Bob Bradley.

Bernardeschi tem 38 jogos e seis gols pela seleção italiana. Foi campeão da Euro 2020. Embora reserva de Roberto Mancini, foi responsável pelo último pênalti convertido na disputa com a Inglaterra em Wembley – depois dele, Sancho, o ítalo-brasileiro Jorginho e Bukayo Saka perderam suas cobranças. O cada vez mais italiano Toronto é o vice-lanterna da Conferência Leste da Major League Soccer.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo