A MLS terá um campeão inédito com a final entre Los Angeles FC e Philadelphia Union, os times de melhor campanha na temporada regular
O Los Angeles FC venceu a Conferência Oeste pela primeira vez ao bater o Austin, enquanto o Union também foi campeão inédito no Leste e desbancou o NYCFC

A Major League Soccer terá um campeão inédito em 2022. Os finalistas, no entanto, não surpreendem por aquilo que produziram ao longo da temporada. Los Angeles FC e Philadelphia Union foram os times com maior pontuação na fase de classificação, ambos igualados com 67 pontos, embora, pelo número superior de vitórias, os californianos tenham vencido o chamado Supporters Shield de melhor campanha. E isso dará também uma vantagem importante ao LAFC no duelo fatal: como a decisão da MLS Cup acontece em partida única, os aurinegros poderão decidir em casa, no Estádio Banc of California. A partida acontece no próximo sábado.
O Los Angeles FC cumpriu o favoritismo na decisão da Conferência Oeste sem muitos problemas, ao derrotar o Austin FC por 3 a 0 na Califórnia. O LAFC já tinha perdido duas grandes chances quando abriu a contagem aos 29 minutos, em escanteio de Carlos Vela que Cristian Arango desviou de cabeça. Os aurinegros continuavam martelado, até outro escanteio de Vela gerar o gol contra de Maximiliano Urruti no início do segundo tempo. Já na reta final, Kwadwo Opoku concluiu o resultado numa pane da zaga. Gareth Bale voltava de lesão e ficou no banco, enquanto Giorgio Chiellini saiu contundido no intervalo. Foi a primeira vez que o Los Angeles FC ganhou a Conferência Oeste, com direito a taça para celebrar.
Na Conferência Leste, o Philadelphia Union despachou o atual campeão New York City FC, com a virada por 3 a 1 no Subaru Park. O Union teve um gol anulado no primeiro tempo e o NYCFC aproveitou para sair em vantagem na segunda etapa, aos 12. Foi uma bela troca de passes, para a conclusão de Maxi Moralez na entrada da área. O goleiro Andre Blake ainda operou um milagre para evitar o segundo e o empate do Union não demorou, aos 20, em caos defensivo que Julián Carranza não perdoou. Seria também de Carranza a bola ajeitada para a virada dois minutos depois, com Dániel Gazdag sozinho para fuzilar na área. Já o golpe final dos anfitriões veio aos 31, numa arrancada em que Cory Burke teve habilidade e também sorte para ficar com a bola até a definição. Também foi o primeiro sucesso do Philadelphia Union na Conferência Leste e a equipe recebeu um troféu.
Por consequência, Los Angeles FC e Philadelphia Union nunca tinham chegado à decisão da MLS Cup anteriormente. No entanto, os dois times haviam feito recentemente as melhores campanhas da fase de classificação. O LAFC ganhou o Supporters Shield pela primeira vez em 2019, mas perdeu a final do Oeste para o Seattle Sounders. Já o Union caiu na primeira fase dos mata-matas contra o New England Revolution em 2020, após levar o Supporters Shield. Caso os californianos sejam campeões, será apenas a oitava vez que o time de melhor campanha na temporada regular ganha também os playoffs da MLS, a primeira desde 2017.