Hora de decidir

O dia 8 de agosto de 2012 é muito importante para duas equipes da MLS. Sporting Kansas City e Seattle Sounders fazem a decisão da US Open Cup nesta quarta-feira. Além de ser a segunda competição em força doméstica, a conquista também vale uma vaga na Concacaf Champions League, principal competição continental das Américas do Norte, Central e Caribe, da temporada 2013/14.
Para a equipe de Kansas City, o jogo vale o primeiro título sob a nova marca de Sporting, que veio em 2010, e a primeira conquista desde 2004, quando os ainda Wizards venceram a copa. Atual tricampeão da US Open Cup, os Sounders vão em busca do primeiro tetracampeonato da história da competição que está em sua 99ª edição.
O Sporting vê os Sounders como uma pedra no sapato desde que a equipe de Seattle entrou na MLS em 2009. Desde então, foram oito confrontos entre os dois clubes, sendo sete pela liga e um pela copa. São seis vitórias dos Rave Greens, um empate e uma vitória dos azuis de Kansas City. Para piorar, várias dessas derrotas foram traumáticas para o Sporting, já que três dos jogos foram decididos com gols nos acréscimos do segundo tempo.
A equipe de Kansas City não chega à final com um bom desempenho nos últimos quatro jogos: apenas uma vitória e duas derrotas. Mas dois pontos podem animar a torcida dos azuis. O triunfo do último final de semana contra o Revolution teve uma boa atuação de Teal Bunbury, que é sempre uma boa opção para o ataque, e a volta do meia Roger Espinoza, que estava com a seleção hondurenha nas Olimpíadas e fez muita falta para a equipe durante seu tempo em Londres.
Com a volta de Espinoza, o Sporting só terá um desfalque: o zagueiro Aurellien Colin, que machucou alguns ossos da face no All-Star Game e ainda não está pronto para voltar. Tirando isso, a equipe vai com o que tem de melhor disposto no 4-3-3 de Peter Vermes, que tem como base a marcação pressão desde o campo de ataque, o grande número de passes trocados e o apoio dos meias abertos dentro da área.
Pelo lado dos Sounders, a equipe chega em um momento muito melhor. São seis vitórias e três empates nos últimos nove jogos, incluindo uma lavada sobre o Los Angeles Galaxy no último domingo, por 4 a 0. A equipe foi totalmente dominante e não deu espaços para os atuais campeões da liga, que contavam com seu time completo, incluindo as três grandes estrelas.
Sem nenhum desfalque, os Sounders vão a campo com seu habitual 4-4-2 com meio-campo em forma de diamante. Do meio para frente, a equipe não deve nada para nenhuma da MLS. O argentino Mauro Rosales, ex-River Plate e ex-Ajax, é o grande cérebro da equipe, enquanto Eddie Johnson e Fredy Montero formam uma dupla de ataque extremamente perigosa. São 20 gols para os dois durante a atual temporada.
No único encontro entre as duas equipes na atual temporada, Sporting e Sounders empataram por 1 a 1 em Seattle. Jacob Peterson marcou para os visitantes logo aos oito minutos de jogo, mas Patrick Ianni empatou com um lindo voleio apenas três minutos depois. A partida válida pela MLS foi bem aberta e as duas equipes tiveram chances de vencer o jogo.
Assim como o encontro dos dois pela MLS, a partida de hoje deve ser bem aberta e mostrar o que a MLS tem de melhor para quem for assistir ao jogo. Não sou muito de palpitar por aqui, mas vou de vitória do Seattle Sounders por 2 a 1, mesmo com o jogo sendo realizado em Kansas City. Montero e Johnson marcam para os visitantes e Graham Zusi desconta para os donos da casa.
Confira os resultados da 23ª semana da MLS:
Houston Dynamo 2×0 New York Red Bulls
HOU: Jermaine Taylor (2’), Calen Carr (28’)
Colorado Rapids 1×0 Real Salt Lake
COL: Joseph Nane (38’)
Montréal Impact 2×0 Philadelphia Union
MON: Andrew Wenger (44’), Felipe (78’)
D.C. United 1×0 Columbus Crew
DC: Chris Pontius (49’)
New England Revolution 0x1 Sporting Kansas City
SKC: Teal Bunbury (20’)
Chicago Fire 2×1 Toronto FC
CHI: Marco Pappa (64’), Austin Berry (84’) / TFC: Ryan Johnson (16’)
Portland Timbers 1×1 FC Dallas
POR: Jack Jewsbury (79’) / FCD: Scott Sealy (51’)
Seattle Sounders 4×0 Los Angeles Galaxy
SEA: Eddie Johnson (6’), Fredy Montero (52’), Alex Caskey (61’), Andy Rose (88’)



