‘Não fiz por egoísmo’: Xavi explica decisão de ficar no Barcelona
Em entrevista coletiva, Xavi disse que se equivocou quando anunciou a saída, e que não fez exigências por reforços para permanecer no Barcelona
Agora é oficial: Pouco mais de três meses após anunciar que deixaria o Barcelona no fim desta temporada, Xavi Hernández decidiu retroceder e permanecer como treinador do time catalão. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), o técnico falou com a imprensa ao lado de Joan Laporta, presidente do clube.
Primeiro a falar, Laporta, que sempre foi contrário à saída de Xavi e o principal defensor de sua permanência mesmo após o anúncio do técnico em janeiro, informou que a diretoria do clube respaldou a permanência de Xavi de forma unânime.
– Tenho a satisfação de comunicar a vocês que Xavi continuará como técnico do time principal. Ontem estivemos conversando e ele passou a confiança que tem no projeto e no elenco. Ele tem ambição. Esse projeto já se demonstrou ganhador. Precisamos de estabilidade para termos êxito. E o barcelonismo do Xavi é incontestável, é bom seguir um treinador que olha os interesses do Barcelona. Além disso, os jovens precisam de uma referência e Xavi é isso. Estou muito contente.
‘Não fiz por egoísmo'
Depois do anúncio de Laporta foi a vez de Xavi assumir o microfone e explicar os motivos de ter decidido ficar. O treinador afirmou que o apoio recebido foi importante para fazer com que ele repensasse sua decisão anterior. Ele afirmou também que considera um equívoco como se posicionou no fim de janeiro, quando anunciou que estava saindo.
– Sou muito barcelonista e tento sempre fazer o melhor para o clube, porque sou um homem do clube. Notei uma grande confiança da direção, da área esportiva. O apoio dos jogadores também foi muito importante, que me fizeram ver que o projeto não pode acabar agora. E também da torcida, que me fez ver que temos que seguir lutando. Me animaram pelas ruas e me fizeram refletir. Em dois ou três minutos nos entendemos.
– Em janeiro eu disse que era melhor eu ir, e agora penso que a melhor decisão é eu ficar. Pensei que ao nível mental, físico e pelo clube, era a melhor decisão. O elenco precisava de uma mudança. Mas não fiz isso por egoísmo. Penso que a decisão foi equivocada porque agora penso o contrário. Sei que o entorno seguirá sendo cruel e desagradável, mas essa não era a principal razão pela qual eu anunciei que sairia.
Técnico garante que exigências não foram feitas
Além disso, Xavi deixou claro que não fez exigências a Laporta e ao diretor de futebol Deco para permanecer. O treinador também afirmou que os auxiliares Óscar Hernández e Sergio Alegre seguirão ao seu lado.
– Sou um homem de consenso, de grupo. Tenho uma sintonia muito boa com Deco e com o presidente. Somos uma família dentro do clube e trataremos de nos reforçarmos da melhor forma possível do que podemos fazer. Não coloquei nenhuma condição para permanecer.
Xavi assumiu o comando técnico do Barcelona em novembro de 2021. Desde a chegada do técnico, que foi ídolo do clube atuando como meio-campista, o Barcelona foi campeão da La Liga de 2022/2023, e também da Supercopa da Espanha do ano passado. O contrato do treinador com o time catalão vai até o meio de 2025.