Espanha

Xabi Alonso recorda trabalhos com Ancelotti e Mourinho para lidar com pressão no Real Madrid

Treinador espanhol comemora 44 anos em meio a jejum de vitórias em novembro

No mesmo dia em que completa 44 anos, Xabi Alonso vive o momento de maior tensão desde que chegou ao Real Madrid, ainda no Mundial de Clubes. O treinador espanhol, que chegou a vencer os sete primeiros jogos da temporada, está zerado de vitórias em novembro, com dois empates e uma derrota.

Antes do duelo com o Olympiacos, pela Champions League, ele comparou o cenário vivido por outros técnicos com quem trabalhou ao longo dos anos, como Carlo Ancelotti e José Mourinho.

“É exigente, mas certamente não sou o primeiro treinador a passar por essas situações”, afirmou Xabi Alonso, em entrevista coletiva nesta terça-feira (25). “Penso muito no que Carlo (Ancelotti), Mourinho ou (Manuel) Pellegrini, os treinadores que tive, fariam neste momento. Não são situações novas, temos a exigência e a autocrítica necessárias. Sabemos para onde queremos ir.”

Xabi trabalhou com os três nomes durante sua carreira como volante, em que somou passagens por Liverpool e Real Madrid, antes de encerrar sua carreira no Bayern de Munique, em 2017. Como treinador, assumiu o comando dos Merengues após Ancelotti rumar à seleção brasileira, com o objetivo de disputar a Copa do Mundo de 2026.

Xabi Alonso, técnico do Real Madrid (Foto: Imago)
Xabi Alonso, técnico do Real Madrid (Foto: Imago)

Antes disso, ganhou destaque por seu trabalho no Bayer Leverkusen, no qual conquistou a Bundesliga de forma invicta — encerrando a hegemonia do Bayern de Munique na Alemanha — e foi vice-campeão da Liga Europa, resultados que o credenciaram a retornar ao Real Madrid.

“Sabemos o momento que estamos vivendo, bem como a situação em que nos encontramos em La Liga e na Champions. O que me preocupa é o que acontece em Valdebebas (CT do Real Madrid) ou amanhã em campo, e não presto atenção ao resto. Falei esta manhã com o presidente, mas é o dia a dia que nos mantém comunicados”, afirmou Xabi.

Xabi enfrentou polêmicas com os brasileiros

O Real Madrid ainda lidera o Campeonato Espanhol, mas vê o rival Barcelona a um ponto de distância. Na Champions League, caiu para a sétima posição após derrota para o Liverpool na última, e que deu início à sequência de três jogos sem vitória na temporada. Também empatou com Elche (2 a 2) e Rayo Vallecano (0 a 0) nesse período.

Além dos resultados em campo, Xabi passa a ter de lidar com um momento de crise junto aos brasileiros do elenco. Endrick tem “malas prontas” para deixar o Real Madrid por empréstimo em janeiro, rumo ao Lyon, e Vinicius Junior se mostra insatisfeito com o treinador, com direito a “bate-boca” no último clássico com o Barcelona.

Vinicius Junior em jogo do Real Madrid contra o Elche
Vinicius Junior em jogo do Real Madrid contra o Elche. Foto: Imago

O camisa 7, eleito melhor jogador do mundo no The Best, da Fifa, na última temporada, não conseguiu repetir o desempenho que teve com Carlo Ancelotti agora com Xabi Alonso.

O atacante soma cinco gols e quatro assistências em 13 partidas de La Liga, mas ainda não teve nenhuma participação para gols do Real Madrid na Champions League e passou a se tornar um coadjuvante no ataque, com a perda da titularidade e Kylian Mbappé como referência na equipe.

Além disso, de acordo com o “The Athletic”, Vini Jr. não está aberto a renovar seu vínculo com o Real Madrid, que se encerra em 2027, caso continue o impasse com Xabi Alonso. O camisa 7 está na mira da Arábia Saudita, e recebeu uma proposta de R$ 1 bilhão por um contrato de cinco anos na última temporada, que à época foi recusada. Dessa vez, no entanto, pode optar por deixar a Espanha já que não tem avançado nas negociações com o clube merengue por uma extensão contratual.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo