‘Vinicius Junior é uma rocha mental, não deve ser fácil aguentar tudo que ele passou’
Brasileiro sofre com perseguição em estádios dentro e fora da Espanha

Praticamente desde que chegou à Espanha, Vinicius Junior sofre com a perseguição de torcidas e jogadores adversários e até da imprensa local. As críticas não ficam apenas no campo e muitas vezes chegam ao racismo.
Lidar com tudo isso tem sido uma tarefa complexa ao brasileiro, que já chorou em entrevista coletiva ao falar sobre o assunto. O ex-jogador Álvaro Benito, com passagem pelo Real Madrid e hoje comentarista no streaming “Movistar”, destacou a força mental do camisa 7 dos Merengues ao lidar com tudo isso.
— Sempre fui muito pró-Vinicius no futebol, mesmo quando as coisas não estavam indo do jeito dele. Você podia ver que ele tinha coisas que ninguém mais tinha. E acho que ele é uma rocha no nível mental, porque aguentar o que esse garoto aguentou em termos de escárnio não deve ter sido fácil. Este ano ele talvez esteja um pouco mais irregular, mas acho que ele está indo muito bem. Gosto muito dele — disse em participação no programa “The Wild Project”.
Benito, no entanto, adotou um discurso muito utilizado na Espanha: que o brasileiro deveria focar mais sua energia em jogar ao invés de reclamar, mesmo que o ex-atleta garantiu que é preciso se colocar no lugar de Vini Jr.
— Ele morde a isca, mas não é tirado do jogo, é curioso. Isso me surpreende muito sobre ele. Não vou ser demagogo. Certamente, se ele concentrasse toda a sua energia em jogar, ele jogaria melhor… bem, certamente. Mas você sempre tem que se colocar no lugar do outro. Fazer esse exercício é muito importante — finalizou.

Problemas na Espanha podem fazer Vinicius Junior sair do Real Madrid?
Especulou-se o quanto o desgaste psicológico do melhor do mundo pela Fifa nos estádios espanhóis poderia influenciá-lo a sair do Real em busca de um local que não sofra tanto preconceito. A Arábia Saudita desponta como esse possível destino desde o ano passado.
Nos últimos dias, alguns jornais da Espanha publicaram que já aconteceram reuniões entre o jogador e seu estafe com membros da liga saudita. O objetivo é que Vinicius Junior seja o embaixador do país para a Copa do Mundo de 2034 e receba um salário anual de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão).
Segundo o jornal “Marca”, o clube espanhol só aceitaria uma saída com o pagamento da multa de 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões), mas não parece ser o que querem, visto que estão em negociações para ampliar o contrato atual, válido até 2027, para além disso.
Nesta temporada, Vini segue como essencial e titular para os Merengues. Até aqui, soma 16 gols e 12 assistências em 30 partidas.